EDITORIAL

Autores/as

  • Pura Lúcia Oliver Martins PUCPR
  • Neuza Neuza Bertoni Pinto. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3634

Resumen

A Diálogo Educacional tem se constituído em um veículo de comunicação da produção do conhecimento em educação, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR desde o ano de 2000. Organiza-se por temas específicos vinculados às linhas de pesquisa do programa: Teoria e Prática na Formação de Professores e História e Políticas da Educação. Em 2007, o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR ampliou suas atividades com o credenciamento do Doutorado. Para marcar essa nova etapa do Programa, este número apresenta artigos sobre Pós-Graduação e Pesquisa trazendo à discussão a natureza da pós-graduação como lugar privilegiado de produção do conhecimento, tendo sua centralidade no processo de pesquisa e na formação de novos pesquisadores. Acresce-se a essa discussão, o lugar da pósgraduação na formação de professores. O leitor terá a oportunidade de encontrar, nesta edição, reflexões inéditas que abordam, sob diferentes ângulos, a complexa questão da produção do conhecimento em educação e a formação de novos pesquisadores como também o papel dos programas de estudos educacionais pós-graduados na formação de professores de diferentes áreas do conhecimento. Inclui também uma importante discussão sobre a distribuição do livro didático. A organização da primeira parte da revista obedece a uma lógica que parte do mais geral – estudos sobre a natureza da pós-graduação e a centralidade do processo de pesquisa; os princípios pedagógicos, de gestão e didáticos de uma experiência de formação de professores vinculada a programas de pós-graduação; as possibilidades formativas da pesquisa interinstitucional em parceria; as interfaces teóricas utilizadas em recentes pesquisas históricas – ao mais específico – mapeamento das diferentes alternativas e lugares de formação profissional do professor da educação superior; avaliação de um programa de formação profissional; relato de experiência com a formação do pesquisador no nível de doutorado. Finaliza com uma questão polêmica: o livro didático como um investimento necessário à qualidade da escolarização e imprescindível na efetivação do direito à educação da maioria da população estudantil.

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Publicado

2009-07-07

Cómo citar

Oliver Martins, P. L., & Neuza Bertoni Pinto., N. (2009). EDITORIAL. Revista Diálogo Educacional, 9(26). https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3634