Teaching practice

analysis of the development of a didactic sequence for working with inclusion in early childhood education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07EN

Palabras clave:

Didactic sequence, Didactic sequence and Early Childhood Education, Early Childhood Education, Inclusive environment, Inclusion

Resumen

El objetivo general de la investigación presentada en este artículo consiste en desarrollar un ambiente inclusivo en la Educación Infantil, y los objetivos específicos son: elaborar una propuesta de secuencia didáctica para el último año de la Educación Infantil, con miras a la inclusión; y analizar el desarrollo de esta secuencia en las percepciones de los educandos sobre discapacidades, comparando los cambios antes y después de la intervención. Para ello, se seleccionó una clase de una Escuela Municipal de Educación Infantil, con educandos de 5 y 6 años. Inicialmente, en la Hora de Estudio Colectivo, los profesores de la escuela seleccionada participaron en formaciones relacionadas con la inclusión. Al final, se elaboró una secuencia didáctica sobre la temática para ser trabajada con los educandos. Antes y después del trabajo con esta secuencia, los educandos respondieron a un cuestionario relacionado con percepciones de discapacidades, cuyas respuestas fueron categorizadas en: "desconocimiento", "idea fantasiosa", "información equivocada" y "respuesta favorable". Hubo un aumento de las respuestas favorables sobre la percepción de los educandos relacionadas con todas las discapacidades. La variación relativa en relación con el valor inicial de las respuestas favorables es del 76,3%, lo que demuestra un aumento significativo del conocimiento de la temática inclusiva. El orden de las respuestas más favorables a las menos favorables estuvo relacionado con: Discapacidad Visual, Auditiva, Física e Intelectual.

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Traducción

Este artículo es una traducción en English del artículo:  Prática docente

Biografía del autor/a

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora efetiva na Universidade Estadual Paulista (UNESP), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e professora permanente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Câmpus de Marília/SP, com realização de três estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela UNESP, FFC- Câmpus de Marília/SP com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia (o curso foi composto por três turmas, sendo uma no período matutino e duas no noturno).Também é Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015) e especialista em Gestão Educacional (2022). Autora do livro: Espaço e lugar privilegiado para formação de professores: Instituto de Educação 'Fernando Costa' (1953-1975) disponível em: https://lnkd.in/epu4Wvg e, juntamente com Souza, do livro Práticas pedagógicas para mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão disponível em: https://shre.ink/m7x4 publicados pela Editora Cultura Acadêmica. Organizadora de dossiês de artigos científicos e livros, autora de artigos científicos, capítulos de livros, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Atuou como professora de cursos de Pós-Graduação stricto e lato sensu, como professora efetiva - adjunta do Curso de Pedagogia da UFMS e da Faip, como assistente de Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília/SP pela Secretaria Municipal da Educação (com ênfase na formação de professores coordenadores e professores do sistema de ensino em questão), atuou também na Coordenação Pedagógica de uma Emei e como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Marília/SP e Garça/SP. Participante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e Educação Inclusiva (OIEE) . Integrante de grupos de pesquisa, a saber: Diferença, desvio e estigma (Dide) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (Gepe). Tem experiência na área da Educação, atuando com ensino, pesquisa e extensão, articulados com os seguintes temas: Educação inclusiva, Educação Infantil, Educação Integral e formação de professores.

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Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Conceição, A. de N. (2025). Teaching practice: analysis of the development of a didactic sequence for working with inclusion in early childhood education. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1219–1235. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07EN