Prática docente
análise do desenvolvimento de uma sequência didática para o trabalho com a inclusão na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS07Palavras-chave:
Sequência didática, Educação Infantil, Sequência didática e Educação Infantil, Ambiente inclusivo, InclusãoResumo
O objetivo geral da pesquisa apresentada neste artigo, consiste em desenvolver um ambiente inclusivo na Educação Infantil, e os objetivos específicos são: elaborar uma proposta de sequência didática para o último ano da Educação Infantil, visando à inclusão; e analisar o desenvolvimento dessa sequência nas percepções dos educandos sobre deficiências, comparando as mudanças antes e após a intervenção. Para isso, selecionou-se uma turma de uma Escola Municipal de Educação Infantil, com educandos de 5 e 6 anos. Inicialmente, na Hora de Estudo Coletivo, os professores da escola selecionada, participaram de formações relacionadas com a inclusão. Ao final, elaborou-se uma sequência didática sobre a temática para ser trabalhada com os educandos. Antes e após o trabalho com essa sequência, os educandos responderam a um questionário relacionado com percepções de deficiências, cujas respostas foram categorizadas em: “desconhecimento”, “ideia fantasiosa”, “informação equivocada” e “resposta favorável”. Houve um aumento das respostas favoráveis sobre a percepção dos educandos relacionadas com todas as deficiências. A variação relativa em relação ao valor inicial das respostas favoráveis é de 76,3%, demonstrando um aumento significativo do conhecimento da temática inclusiva. A ordem das respostas mais favoráveis para as menos favoráveis estava relacionadas com: Deficiência Visual, Auditiva, Física e Intelectual.
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