PERSPECTIVA INTERNACIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: INTRODUÇÃO TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3253Resumen
Há vinte anos atrás, a Sociedade Européia de Educação Comparada – CESE - reunia seu quadro de especialistas em Valência, Espanha, para analisar as influências da investigação internacional sobre as políticas nacionais de educação. Naquele ocasião, exercitava-se a especulação sobre o trânsito de idéias nascidas além das fronteiras dos sistemas nacionais e que, com maior ou menor intensidade e permanência, acabavam por afetar as decisões e as práticas educacionais no âmbito particular dos Estados. Dois anos mais tarde, em 1981, realizava-se, em Genebra, a X Conferência da CESE. Nessa oportunidade, discutia-se o lugar dos estudos comparados no quadro das teorias educacionais e sua contribuição na formulação das políticas escolares. Os debates ressaltavam a dimensão internacional como um domínio que permitia aos estudos comparados ultrapassarem os tradicionais exercícios de mera distinção de estruturas e dinâmicas escolares.Descargas
Citas
CERVI, R. de M. La perspectiva internacional en el area de la educación.
Tesis de Doctorado. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1981.
______. La perspectiva internacional en el area de la educación. Barcelona: Universidad de Barcelona, Centro de Publicacions, Intercanvi Cientifici Extensió Universitaria, 1981, 34 p.
______ Transferência em educação. In: Em Aberto. Brasília: MEC-INEP, 1984, Ano 3, (24): 19-23.
______. Pluralismo linguístico e educação. Correio de Notícias. Curitiba, 1.º/ 11/1985.
______. Evolução da conotação política dos estudos comparados em educação. In: Revista Educar. Curitiba: UFPR, 1985, Vol 4 (1), p.73-92.
______. O significado curricular da Educação Comparada. In: Revista Educar. Curitiba: UFPR, 1986, Vol 5 (1/2), p.33-60.
______. A Educação Comparada no Brasil. (Folheto) Curitiba, 1987.
______. Marcos teóricos da comparação em educação. In: Caderno Aberto. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, 1989, Vol 2 (1), p.13-20.
______. Política e gestão da integração da educação no âmbito do Mercosul: a reflexão necessária. In: Administração da Educação Superior-Apontamentos. Curitiba: PUCPR/Pós-Graduação em Educação-Mestrado. Maio de 1999, Ano l (2), p.13-24.
FURTER, P. Introduction à une méthode contextuelle d’analyse comparée. Genève: FAPSE, Université de Genève, 1978.
______. Les relations internationales dans le développement de l’ éducation: perspectives et perplexités. In: Education Comparée. Sèvres, (20-21), septembre-décembre, 1979, p.7-20.
LE THANH KHOI. L’éducation comparée. Paris; Armand Collin, 1981.
MARQUEZ, A.D. Educación Comparada. Teoría y metodología. Buenos Aires: El Ateneo, 1972.
______. L’Education Comparée et l’Education Internationale. Leur place dans la systématique pédagogique et leur rapport avec la réalité. X ème
Conférence de la CESE, Genève, 1981.
MERLE, M. Sociología de las relaciones internacionales. Madrid: Alianza Editorial, 1978.
NOAH, H.J. Usos y abusos de la educación comparada. In: Nuevos enfoques en educación comparada. Madrid: Mondadori, 1990.
NOAH, H.J. e EKSTEIN, M.A. La ciencia de la educación comparada. Buenos Aires; Paidós, 1970.
SANTOS, M. Por uma geografia nova. São Paulo: HUCITEC, 1996.
TINBERGEN, J. (coord.) Reestruturação da ordem internacional. México:
Fondo de Cultura, 1977.
VEYNE, P. L’inventaire des différences. Paris: Seuil, 1976.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.