PERSPECTIVA INTERNACIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: INTRODUÇÃO TEMÁTICA

Autores/as

  • Rejane de Medeiros Cervi Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, Prof.ª Titular de Educação Comparada da UFPR, Prof.ª Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3253

Resumen

Há vinte anos atrás, a Sociedade Européia de Educação Comparada – CESE - reunia seu quadro de especialistas em Valência, Espanha, para analisar as influências da investigação internacional sobre as políticas nacionais de educação. Naquele ocasião, exercitava-se a especulação sobre o trânsito de idéias nascidas além das fronteiras dos sistemas nacionais e que, com maior ou menor intensidade e permanência, acabavam por afetar as decisões e as práticas educacionais no âmbito particular dos Estados. Dois anos mais tarde, em 1981, realizava-se, em Genebra, a X Conferência da CESE. Nessa oportunidade, discutia-se o lugar dos estudos comparados no quadro das teorias educacionais e sua contribuição na formulação das políticas escolares. Os debates ressaltavam a dimensão internacional como um domínio que permitia aos estudos comparados ultrapassarem os tradicionais exercícios de mera distinção de estruturas e dinâmicas escolares. 

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Publicado

2000-07-17

Cómo citar

de Medeiros Cervi, R. (2000). PERSPECTIVA INTERNACIONAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: INTRODUÇÃO TEMÁTICA. Revista Diálogo Educacional, 1(1), 1–95. https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3253

Número

Sección

Artigos