SOBRE UM JUÍZO ESTÉTICO PECULIAR À EDUCAÇÃO DO DESIGNER

Autores/as

  • Marcia Elizabeth Brunetti Professora da disciplina de Metodologia de Projeto - Desenho Industrial / PUCPR, Mestrada em Educação da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3220

Resumen

Este trabalho tem por objetivo convidar o designer/professor à uma reflexão filosófica sobre as implicações da liberdade estética propagada pela modernidade (cultura do consumo), sobre as responsabilidades morais do designer em sua atividade criadora. Tomaremos como ponto de referência um breve histórico do design, sua base filosófica original e suas posteriores variações na evolução econômica e cultural das sociedades modernas . Serão apresentados os argumentos de alguns filósofos a respeito do conceito de bom, do belo e do útil, para, então, através destas considerações responder a questões relacionadas à estética dos objetos utilitários, artísticos e também daqueles que visam preencher o campo simbólico-individualista das necessidades humanas.

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Publicado

2000-07-17

Cómo citar

Brunetti, M. E. (2000). SOBRE UM JUÍZO ESTÉTICO PECULIAR À EDUCAÇÃO DO DESIGNER. Revista Diálogo Educacional, 1(1), 1–95. https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3220

Número

Sección

Artigos