A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: ASPECTOS HISTÓRICOS

Autores/as

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel Prof.ª Dr.ª do corpo docente do Curso de Mestrado em Educação, PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3190

Resumen

No Brasil, historicamente o professor aparece como alguém a serviço do governo e mais tarde, quando se organiza o Estado1 brasileiro (após a Independência) como seu funcionário. No entanto, é a partir deste século quando nasce a industrialização no Brasil e modificam-se as relações de produção, que a escola (e conseqüentemente o trabalho do professor) passa a ser sentida pela população como instituição social necessária. Por que seriam tão necessários a escola e o trabalho do professor? Porque o professor transmitia as técnicas de domínio da leitura e da escrita e ainda mais, os conhecimentos necessários para que os alunos ingressassem no trabalho industrial e comercial. Isto era percebido pela população como possibilidade de participar da produção e do comércio concorrendo a melhores salários e tendo acesso a melhores formas de vida social. 

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Citas

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Publicado

2000-07-17

Cómo citar

Blanck Miguel, M. E. (2000). A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: ASPECTOS HISTÓRICOS. Revista Diálogo Educacional, 1(1), 1–95. https://doi.org/10.7213/rde.v1i1.3190

Número

Sección

Artigos