AS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Valéria Silva Ferreira Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3058

Resumen

Este artigo é fruto de uma reflexão sobre a minha experiência como docente da educação superior e sobre as especificidades dessa docência. Inicio a reflexão por dois aspectos da docência no ensino superior que considero marcantes: a formação do profissional e o aluno adulto. Reflito também sobre os saberes pedagógicos para a docência do ensino superior, os efeitos corrosivos da burocratização pedagógica e os efeitos na desprofissionalização dos docentes. Finalizo, apresentando os desafios contemporâneos para a docência no ensino superior: 1. A educação como mercadoria; 2. A sociedade da informação; 3. A banalização do trabalho docente no ensino superior. Os desafios da docência no ensino superior provocam, muitas vezes, desgastes, juntamente com um sentimento de perda e fracasso. A banalização desse docente é velada e silenciosa.

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Citas

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Publicado

2010-07-07

Cómo citar

Silva Ferreira, V. (2010). AS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 85–99. https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3058

Número

Sección

Dossiê