Um olhar da História da Educação para a universidade medieval

a importância social e histórica dessa instituição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03

Resumen

Este artículo considera la importancia de la universidad medieval en la historia intelectual de Occidente y, para ello, presenta una reflexión sobre la importancia social de esta institución. La metodología utilizada fue una revisión bibliográfica basada en autores que tratan la génesis de la universidad desde la perspectiva de la Historia de la Educación y de los estudiosos medievales  Le Goff (1984; 2017), Guizot (1907), Ullmann (2000), De Boni (2005), Verger (1990), Oliveira (2007; 2008), entre otros. Para considerar la historia como un conocimiento esencial para la memoria de las civilizaciones, este estudio desarrolla un diálogo con la Historia Social, bajo la perspectiva de los conceptos de larga duración y totalidad, según las obras Apología de la Historia, o, oficio de historiador, de Marc Bloch (2001) y Escritos sobre la Historia, de Fernand Braudel (1992). Es bajo esta perspectiva que defendemos y creemos en la importancia del conocimiento histórico para la construcción del conocimiento: intelectual, cultural y social. Como resultado, se observó que la universidad, espacio institucional de producción de conocimiento, debe ser siempre objeto de debates, promoviendo su función social y reafirmando a los intelectuales su responsabilidad sobre la formación humana, la valorización del conocimiento y las orientaciones sociales.

Palabras clave: Edad Media. Universidad. Conocimiento histórico. Función social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

SILVANA MALAVASI , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar_PPIFOR na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Paranavaí. Atualmente é professora assistente do curso de Letras-Espanhol , campus de Apucarana.Aluna regular da pós-graduação em Educação na UEM, em nível de doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática e léxico, prática de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de História da Educação, Educação e Ensino.

 

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e Editora Ad Hoc da Revista Notandum. Coordenadora Geral da Universidade Aberta da Terceira Idade de 2021 a 2023. É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em História da Educação e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), 10), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É executora do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Católica Argentina e do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Évora - PT. 

Viviane da Silva Batista, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2017); pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010) e em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2012); mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2016) e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Doutorado em Educação/Linha de pesquisa "História e Historiografia da Educação" (2022). Atualmente, leciona no Ensino Superior público (UNESPAR - Campus de Paranavaí), integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM), bem como do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino em Medieval, Modernidade e Contemporaneidade (GPEMC).

Publicado

2023-08-15

Cómo citar

MALAVASI , S., Oliveira, T., & Batista, V. da S. (2023). Um olhar da História da Educação para a universidade medieval: a importância social e histórica dessa instituição. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03