Reflections on the historiography of the Medieval University

A Look at the History of Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03

Abstract

Abstract

This article considers the importance of the medieval university in the intellectual history of the West and, to this end, presents a reflection on the social importance of this institution. The methodology used was a bibliographic review based on authors who deal with the genesis of the university from the perspective of the History of Education and medieval scholars, such as Le Goff (1984; 2017), Guizot (1907), Ullmann (2000), De Boni (2005), Verger (1990), Oliveira (2007; 2008), among others. For considering history as essential knowledge to the memory of civilizations, this study is developed in dialogue with Social History, from the perspective of the concepts of Long Duration and Totality, according to the works Apology of History, or, historian's craft, by Marc Bloch (2001) and Writings on History, by Fernand Braudel (1992). It is under this perspective that we defend and believe in the importance of historical knowledge for the construction of knowledge: intellectual, cultural, and social. As a result, it was observed that the university, an institutional space of knowledge production, should always be the object of debates, promoting its social function and reaffirming to intellectuals their responsibility about human formation, knowledge valuation and social directions.

Keywords: Middle Age. University. Historical Knowledge. Social role.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

SILVANA MALAVASI , Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar_PPIFOR na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Paranavaí. Atualmente é professora assistente do curso de Letras-Espanhol , campus de Apucarana.Aluna regular da pós-graduação em Educação na UEM, em nível de doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática e léxico, prática de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de História da Educação, Educação e Ensino.

 

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e Editora Ad Hoc da Revista Notandum. Coordenadora Geral da Universidade Aberta da Terceira Idade de 2021 a 2023. É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em História da Educação e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), 10), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É executora do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Católica Argentina e do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Évora - PT. 

Viviane da Silva Batista, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2017); pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010) e em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2012); mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2016) e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Doutorado em Educação/Linha de pesquisa "História e Historiografia da Educação" (2022). Atualmente, leciona no Ensino Superior público (UNESPAR - Campus de Paranavaí), integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM), bem como do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino em Medieval, Modernidade e Contemporaneidade (GPEMC).

Published

2023-08-15

How to Cite

MALAVASI , S., Oliveira, T., & Batista, V. da S. (2023). Reflections on the historiography of the Medieval University: A Look at the History of Education . Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO03