Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira"
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS03Resumen
Este artigo apresenta os resultados do mapeamento das produções sobre o tema Trabalho docente na Educação Profissional, com foco nas especificidades do macrotema “Profissão e Carreira”. As questões que orientaram o estudo foram: o trabalho docente na educação profissional, em suas diferenciadas formas de oferta, vem sendo objeto de estudos acadêmicos no Brasil? Em caso positivo, o que vem sendo pesquisado sobre esse tema? As pesquisas revelam um contexto de valorização ou de precarização do trabalho docente? Para responder a tais questionamentos realizou-se o mapeamento do tipo “Estado da Questão” onde se analisou especificamente as produções de egressos de Programas de Pós-Graduação strictu sensu, publicadas entre 2000 e 2020 em duas bases de dados brasileiras. Em conclusão, observou-se que parcela significativa dos estudos mapeados centram as análises na ausência de formação pedagógica específica para os docentes da educação profissional, na defesa da estruturação de identidade docente, na cultura docente e na crítica aos rigorosos mecanismos de controle e avaliação vigentes no sistema educacional do Brasil. Por sua vez, são escassas as produções que destacam as questões trabalhistas como objeto principal, as quais poderiam contribuir para a construção de políticas de valorização do docente da educação profissional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de reconhecimento profissional docente e a definição de carreiras e salários.Descargas
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Publicado
2022-10-07
Cómo citar
Ferreira, H. P., & Andrade, F. R. B. (2022). Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira". Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS03
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