Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS03

Resumen

Este artigo apresenta os resultados do mapeamento das produções sobre o tema Trabalho docente na Educação Profissional, com foco nas especificidades do macrotema “Profissão e Carreira”. As questões que orientaram o estudo foram: o trabalho docente na educação profissional, em suas diferenciadas formas de oferta, vem sendo objeto de estudos acadêmicos no Brasil? Em caso positivo, o que vem sendo pesquisado sobre esse tema? As pesquisas revelam um contexto de valorização ou de precarização do trabalho docente? Para responder a tais questionamentos realizou-se o mapeamento do tipo “Estado da Questão” onde se analisou especificamente as produções de egressos de Programas de Pós-Graduação strictu sensu, publicadas entre 2000 e 2020 em duas bases de dados brasileiras. Em conclusão, observou-se que parcela significativa dos estudos mapeados centram as análises na ausência de formação pedagógica específica para os docentes da educação profissional, na defesa da estruturação de identidade docente, na cultura docente e na crítica aos rigorosos mecanismos de controle e avaliação vigentes no sistema educacional do Brasil.  Por sua vez, são escassas as produções que destacam as questões trabalhistas como objeto principal, as quais poderiam contribuir para a construção de políticas de valorização do docente da educação profissional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de reconhecimento profissional docente e a definição de carreiras e salários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hanuzia Pereira Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação da Universidade Estadual do Ceará- PPGE/UECE e Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico- FUNCAP/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES/MEC. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2015). Graduada em Tecnologia em Gestão de Turismo(2011) e em Hotelaria(2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. Graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2013). integrante do Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho- GEPPES/JEPTRA. Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Políticas Educacionais- Programa de Pós- Graduação em Educação- UECE. Experiência de ensino no nível Superior nas áreas de Filosofia, Políticas Públicas, Gestão de Turismo.

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sandwich na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional; política e planejamento da educação profissional e tecnológica; educação superior: ensino médio; ensino médio integrado á educação profissional; juventude e trabalho; política e formação docente; formação do trabalhador; serviço social e educação. Foi bolsista de Inovação Tecnológica da FUNCAP entre 2009 e 2011. Pesquisadora CNPq entre 2014 e 2017. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Serviço Social da UECE desde 2016.

Publicado

2022-10-07

Cómo citar

Ferreira, H. P., & Andrade, F. R. B. (2022). Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema “Profissão e Carreira". Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS03