A expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS01

Resumen

O texto apresenta os resultados de estudo de doutoramento cujo fio condutor foi a expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense pela construção de escolas, tanto nas colônias quanto nos centros urbanos no início do século XX. A pesquisa tem como questão norteadora compreender como seu deu a expansão do ensino público no Paraná a partir da demanda pela criação de escolas expressa nos requerimentos dirigidos aos governantes. Após a emancipação da província e com a vinda de famílias imigrantes houve incentivo ao desenvolvimento das cidades, que estimulou o comércio e fomentou a criação de serviços de infraestrutura e, consequentemente, a necessidade de alfabetizar a população. A pesquisa se deu pela abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico o método histórico, com a utilização de pesquisa documental e, concomitantemente, o uso combinado de fontes primárias. As fontes primárias utilizadas foram os livros de requerimentos, nos quais foi possível perceber a “voz da população” por meio de abaixo-assinados registrando as reivindicações. A análise se fundamentou em autores como Saviani (2007), Araújo (2007), Oliveira (1989) e Miguel (2017). O estudo permitiu inferir que a oferta de ensino público se deu de forma lenta e gradual, e neste processo as escolas particulares, étnicas e confessionais tiveram uma presença expressiva no estado do Paraná no início do século XX. Contudo, a reivindicação da população paranaense pela criação de escolas pressionou o governo e influenciou a expansão do ensino público no estado.

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Biografía del autor/a

Luciana Kubaski Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Educação.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Linha de História e Politica Educacionais do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva.

Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Alves, L. K., & Martiniak, V. L. (2022). A expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense. Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS01