Institutos Federais e oferta de cursos de formação de professores:

avanços, desafios e possibilidades

Autores

  • Sandra Maria Nascimento de Mattos Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-2622-0506
  • José Roberto Linhares de Mattos Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola/Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroRede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática https://orcid.org/0000-0002-4075-6764
  • Romaro Antonio Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá https://orcid.org/0000-0002-4370-0125

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO11

Resumo

O presente trabalho surge da motivação dos pesquisadores em analisar os avanços e desafios dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil – IFs, após 13 (treze) anos de sua criação, realizada pela Lei n.º 11.892 de dezembro de 2008. O delineamento do trabalho versa sobre o atendimento de 20% da oferta de vagas para cursos de formação de professores, trazendo uma análise do percentual atingido por cada IF, bem como dados que refletem as taxas de evasão, retenção, políticas de estado para fomento à permanência nos cursos e dados das políticas de acesso e egresso em cada IF. O objetivo da pesquisa foi analisar o retorno para a sociedade, da missão institucional prevista em lei, de professores que possam contribuir no déficit do país. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a análise de dados de natureza qualitativa em um levantamento bibliográfico.
Os resultados encontrados demonstram os desafios para a oferta de cursos de formação de professores no Brasil, evidenciam que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está distante do atendimento mínimo previsto em lei, mesmo após uma década de sua criação. Espera-se que este trabalho gere reflexões sobre a oferta de cursos de formação de professores, que contribua com nossos estudos com o mesmo objetivo e contribua com políticas públicas para o público em análise.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Nascimento de Mattos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade Católica Portuguesa do Porto

Professora do quadro permanente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Líder do grupo de pesquisa Educação em Fronteiras - UFF/CNPq

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - UFRRJ/CNPq

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola/Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroRede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Romaro Antonio Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Doutorando em Educação do Programa de Ciências da Educação da Universidade do Minho – Portugal, Mestre em Educação pela UFRRJ, Especialista em Metodologias do Ensino de Física e Matemática - FACINTER, em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD – PIGEAD-UFF e em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFAP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação em Fronteiras – EmF e Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC – UFF. Diretor Regional da SBEM-AP e Membro do GT 05 - História da Matemática e Cultura - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática

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Publicado

2022-07-10

Como Citar

Mattos, S. M. N. de, Linhares de Mattos, J. R., & Silva, R. A. (2022). Institutos Federais e oferta de cursos de formação de professores: : avanços, desafios e possibilidades. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO11