Influências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO02

Resumen

Relações afetivas entre professores e estudantes influenciam positiva ou negativamente o processo de aprendizagem. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de delineamento qualitativo que teve como objetivo compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física de uma universidade pública da Bahia, no processo de formação acadêmica. O estudo contou com a colaboração de sete estudantes e quatro professores do referido curso, os quais participaram de entrevistas semiestruturadas do tipo questões estímulo. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica Análise de Conteúdo. Os principais resultados indicam que a afetividade, na concepção dos sujeitos que participaram da pesquisa, apresenta diferentes sentidos que se intercruzam, tais como: possibilita um clima propício de aproximação, compreensão, confiança, respeito mútuo, o que favorece a construção de conhecimentos pelos estudantes que se encontram em formação. Contudo, quando a relação entre professores e estudantes é marcada por distanciamento, poder hierárquico e atitudes de soberba, podem ocorrer resultados contraproducentes para a vida acadêmica e pessoal dos graduandos que se sentem desamparados, desmotivados.  Muitas vezes, eles passam a rejeitar os professores e os componentes curriculares ministrados, podendo levar a desistências e atrasos no processo de formação inicial.

Palavras-chave: Afeição. Comunicação interpessoal. Emoções. Saberes docentes. Relações interpessoais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Plena aposentada da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS.

Yuri Hamayano Lopes Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Doutor em Física pela UFBA; Mestre em Física pela UFBA; Graduação em Bachalelado em Física pela UEFS. Professor D-4 do IFBA, Campus Feira de Santana

Clebson dos Santos Mota, Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM)

Mestrado em Educação pela UEFS. Licenciatura em Educação Física pela UEFS; Professor no Centro Universitário Maria Milza (UNIMAM).

Publicado

2022-10-07

Cómo citar

Ribeiro, M. L., Ribeiro, Y. H. L., & Mota, C. dos S. (2022). Influências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO02