La combinación de Mindfulness y el método ArtSci estimula la creatividad de forma transdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09

Resumen

Los sistemas complejos pueden organizarse a sí mismos de una manera orientada a la creatividad y la autenticidad, una característica llamada autotrascendencia. En este artículo, el aula creativa se ve como un sistema complejo que busca la autotrascendencia, característica de carácter transdisciplinario. Nuestro objetivo fue averiguar si nuestro grupo de investigación sobre creatividad desarrolló estas habilidades - creatividad y autotrascendencia - en estudiantes a través de prácticas que involucran Mindfulness y el método Artsci. Nuestra metodología se dividió en dos análisis cualitativos. El primero fue el proceso simbólico arquetípico sobre la última práctica del semestre. El segundo análisis fue el análisis de contenido de Bardin, sobre la mejora de la creatividad y otros beneficios de las prácticas del grupo de investigación. En los resultados del primer análisis, encontramos símbolos y arquetipos que se referían al aspecto de seguridad necesario para el logro de la autonomía y realización personal de los estudiantes. En el segundo análisis, encontramos que las prácticas creativas fueron importantes para el desarrollo de la creatividad, el autoconocimiento, la autoestima, la autorreflexión y el bienestar. Estos resultados indican que se desarrollaron habilidades de creatividad y autotrascendencia. Creemos que este modelo contribuye al desarrollo de escuelas creativas que promueven no solo la creatividad, sino la conciencia integral del ser humano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilo Andrade de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciado em Ciências biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Durante a graduação trabalhou com o efeito anestésico de plantas medicinais no sistema nervoso periférico utilizando as técnicas de single sucrose gap(em nervo isquiático) e patch clamp(em neurônio).Essa pesquisa lhe rendeu os prêmios de Jovem Pesquisador pela UFPB e a Honra ao Mérito pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Mestre em História das ciências e das técnicas e epistemologia(HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalhou com análise fractal em condutância de pele durante a expressão artística(pintura). Também é artista plástico finalista do prêmio TALLENGE art contest (6º lugar) e do Salão dos novos artistas do SESC (2013) com o pseudônimo Moveo. Trabalhou como professor universitário (2016-2019) no Instituto de Educação Superior da Paraíba (UNIESP) onde desenvolveu pesquisas sobre criatividade no ensino superior.Atualmente é bolsista de doutorado no programa de pós-graduação em Neurociência e Comportamento(PPGNEC) da UFPB. Pesquisa a relação entre mindfulness, criatividade, personalidade e saúde mental.

Luiz Carlos Serramo Lopez, Universidade Federal da Paraíba

Luiz Carlos Serramo Lopez é graduado em Biologia e Psicologia , com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde coordena o Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia. É pesquisador colaborador do programa "Mente Aberta" de pesquisa e extensão em mindfulness da Unifesp. É orientador credenciado nos Programas de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva (PPGNeC) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB. Atua na área de psico-fisiologia do estresse, neurociências e intervenções baseadas em mindfulness e auto-compaixão.

Maira Monteiro Fróes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monterio Fróes possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Pós-doutorado no Collège de France (Chaire de Neuropharmacologie) em 1999. É Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1996. Pesquisa científica em biofísica de sistemas e neurobiologia de sistemas. Compõe o Conselho Diretor do Programa Avançado de Neurociências, da UFRJ. Vem atuando desde 2015 como professor responsável pela disciplina EET-100 Tecnologia e Desenvolvimento Social, da Escola Politécnica da UFRJ. É professor orientador permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, membro fundador do Rio SfN Chapter, pesquisador-membro do Espaço Alexandria (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PR-2). É ainda TEDx e Salzburg Global Fellow. É Professor Associado no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, tendo fundado em 2014 o Laboratório de Neuroepistemologia Experimental Anatomia das Paixões, e o complexo Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, centro de laboratórios, articulados em redes transdisciplinares de pesquisa, extensão e graduação. Afiliações a sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento SBNeC, Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva SBCC, Society for Neuroscience SfN, Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Publicado

2022-01-18

Cómo citar

Meneses, D. A. de, Lopez, L. C. S., & Fróes, M. M. (2022). La combinación de Mindfulness y el método ArtSci estimula la creatividad de forma transdisciplinar. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09