A combination of Mindfulness and the ArtSci method stimulates creativity in a transdisciplinary way

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09

Abstract

Complex systems can organize themselves in a way aimed at creativity and authenticity, a characteristic called self-transcendence. In this article, the creative classroom is seen as a complex system that seeks self-transcendence, a characteristic of transdisciplinary nature. Our goal was to find out if our research group on creativity developed these skills - creativity and self-transcendence - in students through practices involving Mindfulness and the Artsci method. Our methodology was divided into two qualitative analyses. The first was the archetypal symbolic process about the last practice of the semester. The second analysis was Bardin's content analysis, on improving creativity and other benefits of the research group's practices. In the results of the first analysis, we found symbols and archetypes that referred to the aspect of security necessary for the achievement of the students' autonomy and personal fulfillment. In the second analysis, we found that creative practices were important for the development of creativity, self-knowledge, self-esteem, self-reflection and well-being. These results indicate that creativity and self-transcendence skills were developed. We believe that this model contributes to the development of creative schools that promote not only creativity, but the integral awareness of human beings.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danilo Andrade de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciado em Ciências biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Durante a graduação trabalhou com o efeito anestésico de plantas medicinais no sistema nervoso periférico utilizando as técnicas de single sucrose gap(em nervo isquiático) e patch clamp(em neurônio).Essa pesquisa lhe rendeu os prêmios de Jovem Pesquisador pela UFPB e a Honra ao Mérito pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Mestre em História das ciências e das técnicas e epistemologia(HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalhou com análise fractal em condutância de pele durante a expressão artística(pintura). Também é artista plástico finalista do prêmio TALLENGE art contest (6º lugar) e do Salão dos novos artistas do SESC (2013) com o pseudônimo Moveo. Trabalhou como professor universitário (2016-2019) no Instituto de Educação Superior da Paraíba (UNIESP) onde desenvolveu pesquisas sobre criatividade no ensino superior.Atualmente é bolsista de doutorado no programa de pós-graduação em Neurociência e Comportamento(PPGNEC) da UFPB. Pesquisa a relação entre mindfulness, criatividade, personalidade e saúde mental.

Luiz Carlos Serramo Lopez, Universidade Federal da Paraíba

Luiz Carlos Serramo Lopez é graduado em Biologia e Psicologia , com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde coordena o Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia. É pesquisador colaborador do programa "Mente Aberta" de pesquisa e extensão em mindfulness da Unifesp. É orientador credenciado nos Programas de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva (PPGNeC) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB. Atua na área de psico-fisiologia do estresse, neurociências e intervenções baseadas em mindfulness e auto-compaixão.

Maira Monteiro Fróes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monterio Fróes possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Pós-doutorado no Collège de France (Chaire de Neuropharmacologie) em 1999. É Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1996. Pesquisa científica em biofísica de sistemas e neurobiologia de sistemas. Compõe o Conselho Diretor do Programa Avançado de Neurociências, da UFRJ. Vem atuando desde 2015 como professor responsável pela disciplina EET-100 Tecnologia e Desenvolvimento Social, da Escola Politécnica da UFRJ. É professor orientador permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, membro fundador do Rio SfN Chapter, pesquisador-membro do Espaço Alexandria (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PR-2). É ainda TEDx e Salzburg Global Fellow. É Professor Associado no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, tendo fundado em 2014 o Laboratório de Neuroepistemologia Experimental Anatomia das Paixões, e o complexo Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, centro de laboratórios, articulados em redes transdisciplinares de pesquisa, extensão e graduação. Afiliações a sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento SBNeC, Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva SBCC, Society for Neuroscience SfN, Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Published

2022-01-18

How to Cite

Meneses, D. A. de, Lopez, L. C. S., & Fróes, M. M. (2022). A combination of Mindfulness and the ArtSci method stimulates creativity in a transdisciplinary way. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09