A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09

Resumo

Sistemas complexos podem se organizar de forma direcionada para a criatividade e autenticidade, uma característica chamada de autotranscendência.  Neste artigo, a sala de aula criativa é vista como um sistema complexo que busca a autotranscendência, uma característica de cunho transdisciplinar. Nosso objetivo foi saber se o nosso grupo de pesquisa sobre criatividade desenvolvia essas competências — criatividade e autotranscendência — nos alunos através de práticas que envolviam Mindfulness e o método Artsci. Nossa metodologia foi dividida em duas análises qualitativas.  A primeira foi o processo simbólico-arquetípico sobre a última prática do semestre. A segunda análise foi a de conteúdo de Bardin, sobre a melhora da criatividade e outros benefícios das práticas do grupo de pesquisa. Nos resultados da primeira análise encontramos símbolos e arquétipos que remetiam ao aspecto de segurança necessário para o alcance da autonomia e realização pessoal dos estudantes.  Na segunda análise encontramos que as práticas criativas foram importantes para o desenvolvimento da criatividade, autoconhecimento, autoestima, autorreflexão e bem-estar. Esses resultados indicam que as competências de criatividade e autotranscendência foram desenvolvidas.  Acreditamos que esse modelo contribui para o desenvolvimento de escolas criativas que promovam não só a criatividade, mas a consciência integral do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Andrade de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciado em Ciências biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Durante a graduação trabalhou com o efeito anestésico de plantas medicinais no sistema nervoso periférico utilizando as técnicas de single sucrose gap(em nervo isquiático) e patch clamp(em neurônio).Essa pesquisa lhe rendeu os prêmios de Jovem Pesquisador pela UFPB e a Honra ao Mérito pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE). Mestre em História das ciências e das técnicas e epistemologia(HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalhou com análise fractal em condutância de pele durante a expressão artística(pintura). Também é artista plástico finalista do prêmio TALLENGE art contest (6º lugar) e do Salão dos novos artistas do SESC (2013) com o pseudônimo Moveo. Trabalhou como professor universitário (2016-2019) no Instituto de Educação Superior da Paraíba (UNIESP) onde desenvolveu pesquisas sobre criatividade no ensino superior.Atualmente é bolsista de doutorado no programa de pós-graduação em Neurociência e Comportamento(PPGNEC) da UFPB. Pesquisa a relação entre mindfulness, criatividade, personalidade e saúde mental.

Luiz Carlos Serramo Lopez, Universidade Federal da Paraíba

Luiz Carlos Serramo Lopez é graduado em Biologia e Psicologia , com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde coordena o Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia. É pesquisador colaborador do programa "Mente Aberta" de pesquisa e extensão em mindfulness da Unifesp. É orientador credenciado nos Programas de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva (PPGNeC) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB. Atua na área de psico-fisiologia do estresse, neurociências e intervenções baseadas em mindfulness e auto-compaixão.

Maira Monteiro Fróes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Monterio Fróes possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Pós-doutorado no Collège de France (Chaire de Neuropharmacologie) em 1999. É Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1996. Pesquisa científica em biofísica de sistemas e neurobiologia de sistemas. Compõe o Conselho Diretor do Programa Avançado de Neurociências, da UFRJ. Vem atuando desde 2015 como professor responsável pela disciplina EET-100 Tecnologia e Desenvolvimento Social, da Escola Politécnica da UFRJ. É professor orientador permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, membro fundador do Rio SfN Chapter, pesquisador-membro do Espaço Alexandria (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PR-2). É ainda TEDx e Salzburg Global Fellow. É Professor Associado no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, tendo fundado em 2014 o Laboratório de Neuroepistemologia Experimental Anatomia das Paixões, e o complexo Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia LAMAE, centro de laboratórios, articulados em redes transdisciplinares de pesquisa, extensão e graduação. Afiliações a sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento SBNeC, Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva SBCC, Society for Neuroscience SfN, Sociedade Brasileira de Computação SBC.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Meneses, D. A. de, Lopez, L. C. S., & Fróes, M. M. (2022). A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09