A educação dialógica transformadora aliada à visão da complexidade: a experiência de escolarização aberta no Projeto CONNECT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS01

Resumo

Este artigo foi gerado em torno do Projeto CONNECT, o qual envolve como base os conceitos de escolarização aberta, educação aberta, recursos e práticas educacionais abertas e escola criativa. Esses temas inovadores da pesquisa qualitativa participante fundamentaram-se nas concepções de Edgar Morin sobre o a visão da complexidade e de Paulo Freire sobre a educação dialógica, como sustentação epistemológica dos processos formativos de escolarização aberta do referido projeto. A escolarização aberta e o uso de REAs e PEAs em escolas criativas se apresentam como subsídios aos processos de formação para a cidadania com vistas à consciência planetária. Nessa etapa do Projeto CONNECT, o problema investigado foi: como provocar os estudantes, por meio de REA, para o exercício do papel de cientistas em temas emergentes da sociedade local e mundial, mediado pelo processo de cocriação de professores e pesquisadores, com fins de realização de registros de produção de conhecimento? O objetivo geral foi elaborar REAs, em processo de cocriação em um grupo de pesquisa, como subsídios aos docentes das escolas envolvidas, com a intenção de levar os estudantes ao exercício do papel de cientistas em temas emergentes, como a Covid-19. Os resultados mostraram que professores e alunos das duas escolas envolvidas no processo de formação participante puderam refletir, problematizar e desenvolver projetos, além de usufruir da construção colaborativa de REAs, com temáticas ligadas aos conhecimentos científicos, no caso, a Covid-19. Assim, os participantes puderam começar a tomar consciência de sua responsabilidade social como cidadãos protagonistas no cuidado e na preservação da vida e do planeta.

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Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, Pontificia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 nos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, num paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Braga, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal, incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.

Patrícia Lupion Torres, Pontificia Universidade Católica do Paraná PUCPR

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Behrens, M. A., & Torres, P. L. (2021). A educação dialógica transformadora aliada à visão da complexidade: a experiência de escolarização aberta no Projeto CONNECT. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS01