Pedagogias de (re)existência: narrativas da docência na educação profissional técnica com/na diversidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS08

Resumen

O artigo discute como professores/as vêm construindo pedagogias que insurgem como modos de (re)existência (WALSH, 2013) ao silenciamento de sujeitos da diversidade e da ausência de políticas de integração com a comunidade. Aponta no debate como a diversidade se constitui enquanto campo de disputa e de luta por direitos e como isso reverbera no cenário educacional e tensiona os/as docentes a atuarem em direção às demandas advindas desse contexto. O trabalho resulta de uma pesquisa que cartografou a profissão docente na educação profissional técnica a partir de experiências educativas com/na diversidade. Produzido em dois campi do Instituto Federal da Bahia, inscreve-se como pesquisa narrativa, tendo como dispositivos as rodas de conversa e as cartas pedagógicas, como espaços narrativos que propiciaram revelar as interpretações de uma realidade, mapeada pelas experiências e pelos modos como os sujeitos que nela habitam dão significados aos acontecimentos e como estes reverberam na profissão docente. A cartografia produzida revela como experiências educativas com a diversidade colocam os/as docentes na condição de escuta, de compreensão sobre como seus/suas estudantes vivem e enfrentam situações de discriminação e preconceito. Ainda revelam como em suas práticas de (re)existência favorecem a integração com a comunidade ou promovem na escola a cultura que dela emerge e geram construção de relações mais horizontais tendo-os/as como atores/atrizes, copartícipes e corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graziela Ninck Dias Menezes, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade. Professora da Educação Básica, Técnia e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia; Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade - GPEDI IFBA/Campus Ilhéus; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO/PPGEDUC/UNEB

Publicado

2021-11-11

Cómo citar

Ninck Dias Menezes, G. (2021). Pedagogias de (re)existência: narrativas da docência na educação profissional técnica com/na diversidade. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS08