Formação e inserção dos coordenadores de curso no ensino médio e técnico: o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS03

Resumen

A pesquisa pretendeu delinear a inserção e formação dos coordenadores de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, ao explorar aspectos relacionados à trajetória histórica, inserção e a formação inicial e continuada destes profissionais no âmbito de um sistema público de educação profissional, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Por meio de uma pesquisa documental e de campo do tipo survey, de abordagem qualitativa, realizada entre 128 coordenadores de cursos de 75 Etecs, insere-se na possibilidade de expansão de uma literatura ainda incipiente sobre a coordenação de cursos na educação profissional, apontando resultados sobre a formação e inserção destes sujeitos, desvelando lacunas existentes, oportunidades de formação pouco exploradas, a constituição do grupo de profissionais enfocado. Estes resultados, em relação à formação dos coordenadores de curso, destacaram a necessidade de alinhamento da formação inicial e continuada aos temas relacionados à gestão de legislação e da informação, bem como aspectos pedagógicos e gestionários das unidades escolares. Quanto à sua inserção, apontou-se a imperativa dotação e distribuição de carga horária suficiente para um melhor desempenho de suas atividades, bem como a importância dos incentivos variados ao desenvolvimento da função de coordenação. Em perspectiva, este ator emergiu como imprescindível para os processos e os resultados das escolas técnicas estaduais, desde seu primeiro reconhecimento histórico em 1988 e, posteriormente, acompanhando os movimentos de forte expansão institucional no início do século XXI.

Descargas

Biografía del autor/a

Cristiano Pereira da Silva, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Diretor de Etec. Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS.

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS]

Atua como professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. Doutor e Mestre em Educação pela UNESP Marília. Pós-Doutourado pela Universidade Aberta de Portugal.

Publicado

2021-11-11

Cómo citar

Pereira da Silva, C., & Prado Constantino, P. R. (2021). Formação e inserção dos coordenadores de curso no ensino médio e técnico: o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS03