A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação

Autores/as

  • Ceciliany Alves Feitosa Universidade Aberta de Portugal
  • Antonio Moreira Teixeira Universidade de Lisboa (U.Lisboa); Universidade Aberta de Portugal (Uab)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na investigação realizada no programa de doutoramento em educação, pela Universidade Aberta de Portugal, no período entre 2016 a 2019, tendo como tema: A Escola Confessional – O Desafio de Preservar a Missão e o Desenvolvimento de Valores na Educação – Um Estudo na Rede Marista. Buscou-se compreender o desafio de preservar a missão e o desenvolvimento de valores no âmbito da educação confessional. O estudo foi desenvolvido em Portugal e no Brasil, em duas escolas da Rede Marista de Educação, sendo uma localizada na cidade de São Paulo e outra em Lisboa. Utilizou-se uma metodologia mista de análise de dados quantitativos e qualitativos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas para a liderança da instituição e de inquérito por questionário aplicado ao corpo docente. Para ambos os instrumentos definiu-se como variáveis os eixos temáticos a) Confessionalidade, b) Liderança e c) Contexto. Os resultados indicam que os diversos níveis de liderança continuam bastante alinhados com a Missão e os Valores da Instituição, havendo ainda desafios e necessidade de alinhamentos entre as instâncias de gestão e o corpo docente, bem como algumas oportunidades para a consolidação da Rede em suas dimensões internacionais, com vistas ao fortalecimento da atuação global.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ceciliany Alves Feitosa, Universidade Aberta de Portugal

Doutorado em Educação - Especialização em Liderança Educacional pela Universidade Aberta de Portugal (2020, Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2007), pós-graduação em Administração e Marketing pela FAAP-SP (1993), Licenciatura Plena em Letras Universidade Cidade de São Paulo (1990). Especialização em Teologia pelo Instituto de Teologia da Sé- SP. Tem experiência nas áreas de  Educação, Liderança Educacional, Literatura, Artes e Teologia, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Infantojuvenil. Atualmente é Diretora Educacional na Editora FTD S.A, Brasil.

Antonio Moreira Teixeira, Universidade de Lisboa (U.Lisboa); Universidade Aberta de Portugal (Uab)

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Mestre e Doutor em Filosofia. Atualmente é Professor da Universidade Aberta no Departamento de Educação a Distância e Vice-presidente da Rede Europeia de Distância e E-learning –EDEN e Diretor do IBSTPI – Conselho Internacional de Normas para a Instrução, o Desempenho e a Instrução. É também investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, e colabora com o Laboratório de Distância e E-learning (LEaD) da Universidade Aberta de Portugal, que concebeu e implementou inicialmente.

Publicado

2021-08-26

Cómo citar

Alves Feitosa, C., & Teixeira, A. M. (2021). A escola confessional: entre o desafio de preservar a missão e a necessidade de inovar o desenvolvimento de valores na educação. Um estudo em Portugal e no Brasil, na Rede Marista de Educação. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO07