Autoconhecimento como estratégia formativa do professor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO05

Resumen

Diante da modificação ocorrida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela qual espera-se que o professor desenvolva competências em seus estudantes, as quais englobem uma formação humana e ética, além da formação técnica e com especial relevância para o autoconhecimento e autocuidado, mostra-se necessário compreender
como os autores da área realizam tal desenvolvimento. Para tanto foram analisados 22 resumos de artigos, dissertações e teses publicadas entre 2015 e 2020 nas plataformas do Educ@ e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a fim de conhecer as técnicas empregadas na promoção de tal capacidade e/ou habilidade. Como
resultado encontraram-se tentativas de agregar a compreensão intrapsíquica na educação, sendo utilizadas diversas estratégias que vão desde a simples reflexão sobre si e a conscientização das escolhas realizadas e a realizar até a combinação de técnicas e teorias da Psicologia, muitas vezes já utilizadas no mundo corporativo. Outra tendência manifestada nesta investigação foi a inclusão de uma visão mais abrangente de Ser Humano, a necessidade e importância de uma visão holística, de um Ser Humano Integral que possibilite abarcar um trabalho que atue com as dimensões físico/corporal, afetivo/emocional, cognitivo/mental, social e espiritual/transcendente.

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Biografía del autor/a

Marcia Gouvêa Lousada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Educadora, psicoterapeuta e especialista em gestão. Doutora e mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais - NEARS-PUC/SP, cadastrado no CNPq. Membro da Sociedade Interamericana de Psicologia (n. 04675). Atualmente é monitora no mestrado profissional e lecionou na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e na Faculdade Drummond. Especialista internacional em consultoria sistêmica empresarial, coaching e colocações organizacionais. e em gestão de RH pela FAAP. Possui curso de extensão em Terapia de Casal e Família pela COGEAE-PUC/SP, com abordagem sistêmica e é membro do Colégio Internacional de Terapeutas (CIT), possuindo formação pela Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Voluntariou-se durante 10 anos como gestora de associações sem fins lucrativos (ICDEP e ANEXA). http://lattes.cnpq.br/2752517321898884

Maribel Oliveira Barreto, Instituto Superior de Educação Ocidemnte, Salvador, Bahia, Brasil. Doutora em Educação,

Pós-doutorado em Educação, Consciência e Transdisciplinaridade (Universidade Católica de Brasília/Brasil, 2009). Pós-doutorado em Educação e Criatividade (Universidade de Brasília/UNB/Brasil, 2006). Doutora em educação (Universidade Federal da Bahia/Brasil, 2004). Mestre em educação (Universidade Federal da Bahia/Brasil, 1999). Especialista em Psicopedagogia (Universidade Católica do Salvador/Brasil, 1997). Graduada em Pedagogia (Universidade Católica do Salvador/Brasil, 1995). Diretora Executiva da Consultoria em Ciências da Educação (CCE). Consultora da Fundação Lemann (São Paulo). Título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica (Panamá, 2007). Cidadã da Cidade do Salvador nos termos da Resolução nº2.121/11, Câmara Municipal de Salvador (2012). Membro do Conselho Consultivo da Fundação Ocidemnte (Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais) e Diretora da Área de Ciências Humanas. Prêmio: Sapientiae a la Excelencia Educativa, Organização das Américas para a Excelência Educativa ? ODAEE (México, 2012). Prêmio: Sapientiae a la Excelencia Educativa, Organização das Américas para a Excelência Educativa ? ODAEE (Colômbia, 2012). Prêmio: Sentinela da Não-Violência ? Projeto Integrarte/Governo do Estado da Bahia/Fundação OCIDEMNTE (2006). Diretora Regional da Organização das Américas para a Excelência Educativa ? ODAEE (2012-2013). Pesquisadora da temática Consciência há 31 anos. Coach pela International Coaching Community - ICC (Londres). Propositora da criação das disciplinas: Iniciação à Consciência para Educação Infantil e Ensino Fundamental, Consciência para Ensino Médio, e Conscienciologia para o Ensino Superior. Propositora do Dia Municipal da Consciência Humana, através da Fundação Ocidemnte (Lei nº 8.865 /2015 ? Salvador-Ba) e do Dia Estadual da Consciência Humana (Lei nº 13.932/2018). Membro da Associação de Estudos Científicos da Consciência (Association for the scientific study of consciousness/ASSC). Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu (2001-2016). Líder do Núcleo de Investigações Avançadas da Consciência (DGP/CNPQ). Líder do Núcleo de Estudos sobre Autoconhecimento e Consciência do ISEO ? Instituto Superior de Educação Ocidemnte (NEAC). Avaliadora Institucional do Ministério de Educação/Brasil. Membro da Academia de Letras de Jequié. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Experiência como educadora de diversas organizações governamentais, particulares e do terceiro setor. Experiência como palestrante em diferentes países: Austrália, Estados Unidos (Califórnia - San Rafael e San Diego; Massachusetts e Texas); Portugal, Colômbia, Canadá, Costa Rica, Dinamarca, Panamá, México e Peru. Autora de 14 livros: O papel da Consciência em face dos desafios atuais da Educação - 2005; Teoria e Prática da Educação Integral ? 2006; Ensaios sobre Criatividade. Vol.1 - 2007; Ensaios sobre Criatividade. Vol.2 - 2008; Os Ditames da Consciência. Vol.1 - 2009; Os Ditames da Consciência: a consciência traz o que é verdadeiro e isso é porta. Vol.2 - 2010; Os Ditames da Consciência: a consciência atrai o que vai adiante. Vol.3 - 2011; Ensaios sobre a Consciência. Vol.1 - 2012; Os Ditames da Consciência: a consciência em busca de si mesma. Vol. 4 ? 2013; Os Ditames da Consciência: consciência significa sem medida. Vol. 5 ? 2014; Os Ditames da Consciência: elevado ao nada. Vol. 6 - 2015; Os Ditames da Consciência: Isto é Atemporal. Vol 7 - 2016. Os Ditames da Consciência: o vácuo é pleno. Vol 8 - 2017.Os Ditames da Consciência: à Ode Humana. Vol 9 - 2018. Os Ditames da Consciência: o óbvio é ilusão. Vol 10 - 2019. Os Ditames da Consciência: ser sendo. Vol 11 - 2020. Contatos: [email protected]; www.maribelbarreto.com.br; @maribelbarreto1 (instagram);

Publicado

2021-08-26

Cómo citar

Gouvêa Lousada, M., & Barreto, M. O. (2021). Autoconhecimento como estratégia formativa do professor. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO05