#nasbordasabertasdeumtweet: pedagogias e produção de microcontos no Twitter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO04

Resumen

A produção de microcontos no Twitter se inscreve dentro de uma prática social de escrita de maior espectro — a twitteratura. Neste contexto, a partir dos estudos e das interfaces que aproximam a Educação da Literatura na Cibercultura, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar a produção de microcontos no Twitter, destacando as pedagogias de escrita ali desenvolvidas. O método usado foi o qualitativo, de cunho analítico e interpretativo. Para a análise dos dados usou-se a técnica de Análise Textual Discursiva — ATD e princípios da Análise de Redes Sociais — ARS. O argumento central é que a twitteratura é uma pedagogia da escrita em rede que se constrói, principalmente, através da experiência compartilhada e da mobilização on-line de aprendizagens. O artigo conclui que uma das formas de produção das culturas contemporâneas é a escrita literária em rede, a qual se utiliza da construção e da mobilização de pedagogias que contribuem para a circulação de modos de ser e de formas de compartilhar conteúdos estéticos.

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Biografía del autor/a

Raphaelle Nascimento Silva, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA-Barreiras

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA-Barreiras

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação - UNICAMP

Professor Titular na Faculdade Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Publicado

2021-11-11

Cómo citar

Nascimento Silva, R., & Souza Couto, E. (2021). #nasbordasabertasdeumtweet: pedagogias e produção de microcontos no Twitter. Revista Diálogo Educacional, 21(71). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO04