Educar a Pessoa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO01

Resumen

É sabido que os Educadores precisam pensar sobre o significado da filosofia como base da sua prática diária para que obtenham resultados superiores. Considera-se aqui que a Educação deve ter a Pessoa como centro do processo. O problema principal em Educação é entender a Pessoa e essa foi a motivação para a discussão apresentada nesse artigo. A fundamentação teórica desse artigo está nas teorias de Dietrich von Hildebrand, Jacques Maritain e Alasdair MacIntyre. A hipótese é a necessidade que a educação seja organizada segundo a  natureza da Pessoa. O objetivo desse artigo é desenvolver argumentação para mostrar quão importante é prestar atenção à Pessoa quando existe o desejo de educar seres humanos. Seis tópicos foram selecionadas para serem discutidos. Estes são: Amor; Ética/Valores; Caráter; Consciência; Vontade e Liberdade. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur porque esta permite ao autor explorar diferentes perspectivas e entender o que os filósofos e outros querem expressar. Filósofos e educadores questionam sobre Educação concernente à Pessoa como um ser humano real e concreto vivendo em um contexto social. Os tópicos dão oportunidade de compreensão dessa relação. É possível concluir que Educar a Pessoa é o meio para professores e todas as pessoas trabalhando com crianças e adolescentes de demonstrarem respeito ao ser humano.

Palavras-chave: Pessoa; Educação; Filosofia; Ser Humano

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Judith Sucupira da Costa Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação/UFRJ. Membro da Academia Brasileira de Educação. 

Publicado

2022-10-07

Cómo citar

Sucupira da Costa Lins, M. J. (2022). Educar a Pessoa. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO01