Base nacional: Uma reflexão a partir da representação social de professores(as) sobre a BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS11

Resumen

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi instituída com o objetivo de difundir conteúdos basilares para toda a Educação Básica brasileira, buscando o alcance da meta que prevê a aprendizagem com qualidade para as crianças de todo o país e a superação dos baixos índices nas avaliações nacionais e internacionais. Diante desse cenário, esse artigo traz debates de uma pesquisa quanti-qualitativa de abordagem psicossocial pautada na Teoria das Representações Sociais (TRS), realizada em 2019, tendo como objetivo refletir sobre a representação social que professores da rede básica de uma escola pública de ensino em Natal/Rio Grande do Norte têm sobre a BNCC. Por meio da estratégia metodológica da Técnica de Associação Livre de Palavra (TALP), buscou-se investigar os fios que entrelaçam as concepções desses professores(as), levantando as seguintes questões: Como esses professores(as) a partir das suas experiências com a docência, entendem a BNCC? Como está acontecendo a implementação da BNCC nas escolas de rede pública? É possível a partir da BNCC construir um currículo que combata as injustiças sociais e democratize a educação como um direito tal qual foi preconizado pela constituição de 1988? Os resultados encontrados contribuem para necessidade de construir formações pautadas no chão da história e nas realidades concretas da escola para elaboração de projetos pedagógicos curriculares.

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Biografía del autor/a

Camila Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Campus, Túnel da UFRN - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-741

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Educação pelo PPGED-UFRN. Especialista em Educação "Educação Infantil e Anos Iniciais" pela Universidade Potiguar (UnP). Graduada em Pedagogia pela UnP. Professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental  da Prefeitura Municipal de Natal, na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Parnamirim e na Pós-graduação em Educação Infantil da Universidade Potiguar. Temas de pesquisa: educação, representações sociais,  educação infantil, políticas públicas educacionais e formação docente.

Elda Silva do Nascimento Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Campus, Túnel da UFRN - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-741

Pós doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/Espanha (com apoio da CAPES). Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do PIBID/UFRN entre 2012 e 2015. Participa de grupos de pesquisa na área de Educação, assim como coordena projetos de pesquisa envolvendo temas como a Formação Docente, Teoria das Representações Sociais e Praxiologia de Pierre Bourdieu. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado no curso Ciências Sociais, atuando também como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e como Diretora de Desenvolvimento Pedagógico - DDPEd da Pro-reitoria de Graduação da UFRN. Faz parte da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFRN. Suas áreas específicas de interesse incluem Formação Docente, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Representações Sociais.

Erivania Melo de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Campus, Túnel da UFRN - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-741

Licenciada em Ciências Sociais CCHLA/UFRN. Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN. Cursa Serviço Social pelo CCSA/UFRN e Doutorado em Ciências Sociais PPGCS/CCHLA/UFRN. Experiência como professora substituta do IFRN/Campus Apodi/RN. Faz parte do Grupo de Estudos de Praticas Educativas em Movimento - GEPEM da UFRN. Áreas de Interesse: Sociologia e Sociologia da Educação (Ensino de sociologia); Teoria sociológica; Educação, Formação Docente, Políticas Públicas (Educação e Social), movimentos sociais; Interdisciplinaridade; Representações Sociais e Multireferencialidade.

Publicado

2021-08-26

Cómo citar

Rodrigues dos Santos, C., Silva do Nascimento Melo, E., & Melo de Morais, E. (2021). Base nacional: Uma reflexão a partir da representação social de professores(as) sobre a BNCC. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS11