Investigação da prática pedagógica: formação continuada nas narrativas e representações de profissionais da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS08

Resumen

O artigo objetiva analisar as representações pelas narrativas de profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Araucária, apresentadas em relatos de experiência e artigos publicados no Caderno Pedagógico 2017, pois esse documento compila os trabalhos finais do processo de formação dos profissionais da educação que participaram no município. Na primeira parte, trazemos uma reflexão sobre o processo de Investigação da Prática Pedagógica: projeto de formação continuada da Secretaria Municipal, a partir da descrição do curso oferecido aos profissionais da educação do município, tomando o processo de formação como uma das “constantes sociais”. Na segunda, traçamos os caminhos da pesquisa, a qual foi realizada por meio do tipo estado da arte. Na sequência, com base no aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, a partir de Moscovici (2003), Jodelet (2001, 2005, 2007) e da análise dessas, examinamos pela relação as narrativas, apoiados em Jovchelovitch (2012), Teibel e Andrade (2017), a fim de interpretarmos as narrativas e representações dos 321 profissionais da educação participantes do curso de formação continuada sobre intervenção na prática pedagógica, que produziram 61 artigos e 63 relatos de experiência publicados no Caderno mencionado. Pela análise, inferimos que esse tipo de formação apresenta grande potencial para transformar a realidade em que os docentes atuam ao instaurar no espaço/tempo dessa formação um processo investigativo, reflexivo e interpretativo sobre as suas práticas pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jociane Emídia Silva Geronasso, Secretaria Municipal de Educação de Araucária-PR - SMEED

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2012), na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais e Graduada em Letras Português/Inglês (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Licenciada em Pedagogia pela UNINTER (2018). Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pelo IBPEX (2004) e MBA em Gestão de Organizações Educacionais pela Faculdade OPET (2006). Atualmente pós-doutoranda pela PUCPR e professora dos anos iniciais e finais da Prefeitura Municipal de Araucária, atuando como Diretora do Departamento de Articulação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas, Formação de Professores e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra o projeto sobre Profissionalização Docente e coordenada pelo CIERS-ed/FCC. Desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores e representações sociais.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Doutora em Educação pela PUC-SP. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas). Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa – ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais.

Rui Trindade, Universidade do Porto - UPorto

Doutor em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação e Licenciatura em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Com a tese: Escola e influência educativa: O estatuto dos discursos didácticos inovadores no 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal. Professor Auxiliar do Grupo de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Autor de artigos, livros e capítulos de livros. Realiza pesquisas voltadas às áreas do trabalho docente no Ensino Universitário, dos estudos sobre as aprendizagem e na gestão do processo de ensino e de aprendizagem.

Publicado

2020-09-10

Cómo citar

Silva Geronasso, J. E., Ens, R. T., & Trindade, R. (2020). Investigação da prática pedagógica: formação continuada nas narrativas e representações de profissionais da educação. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1118–1143. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS08