Investigação matemática e educação financeira: manifestações de aprendizagem em um curso de licenciatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO09

Resumen

Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como objetivo investigar a aprendizagem e principais dificuldades dos licenciandos em matemática de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul, com relação a tarefas investigativas de educação financeira, a partir de questionário metacognitivo. A metacognição está relacionada à consciência do indivíduo sobre a sua própria aprendizagem. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) Manifestações de aprendizagem e; b) Análise das dificuldades durante a resolução da tarefa. Por meio deste estudo, conclui-se que a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa aprenderam educação financeira a partir da resolução das tarefas investigativas, análise das dificuldades e discussões com a turma. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas à falta de conhecimento de economia; insegurança na formulação de conjecturas e generalizações, em função da dependência da utilização de formulários; ausência de prática na resolução de problemas de caráter aberto. Os pequenos grupos quando compararam seus resultados, no momento da socialização para o grande grupo, perceberam que poderiam ter escolhido outros caminhos ou que algum fator importante, que poderia ter feito parte da análise, não tinha sido considerado, o que possibilitou diversas reflexões, fortalecendo o aprendizado e o desenvolvimento do espírito crítico e colaborativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa, PB, Brasil), Doutoranda em Ensino (UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Professora de Economia (FURG, Rio Grande, RS, Brasil), Email: [email protected]

 

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação (UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2), Professora da Graduação em Matemática e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES, Lajeado, RS, Brasil), Email: [email protected]

Publicado

2021-02-23

Cómo citar

Franzoni, P., & Quartieri, M. T. (2021). Investigação matemática e educação financeira: manifestações de aprendizagem em um curso de licenciatura. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO09