Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX

Autores/as

  • Maria Célia Leme da Silva* Universidade Federal de São Paulo (GHEMAT / UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS02

Resumen

A presente investigação examina propostas de ensino de saberes geométricos para o curso primário no final do século XIX. De um lado, a adoção do método intuitivo significa o marco da renovação pedagógica do período e de outra parte, o método analítico é igualmente difundido no período, em especial para o ensino da leitura. Analisa-se o manual de ensino Primeiras lições de coisas de Calkins, traduzido por Rui Barbosa em 1886 e os artigos publicados na revista A Eschola Publica de 1896 e 1897, assinados por Oscar Thompson e Gomes Cardim. Busca-se responder: Como os saberes geométricos se apresentam nas respectivas propostas intuitivas no que diz respeito ao método analítico/sintético? O estudo conclui que Oscar Thompson adapta e traduz o manual norte americano em que se evidência a presença do método analítico, Gomes Cardim propõe lições de geometria com o método sintético e uma terceira posição de Calkins em seu manual, recomendando e enfatizando processos analítico e sintético simultaneamente.

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Citas

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Leme da Silva*, M. C. (2016). Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Revista Diálogo Educacional, 16(48), 301–319. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS02