Aspectos do estágio docente de Letras em Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO08

Resumen

Com fundamentação nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural advindos de Vygotsky e nas pesquisas sobre leitura e escrita desenvolvidas pela Linguística Aplicada no Brasil, este artigo descreve, discute e reflete sobre a abordagem de trabalho com as habilidades de leitura e de escrita, por uma professora em formação docente inicial, junto a alunos com dificuldades de aprendizagem. Também objetiva refletir sobre a mediação do professor formador nessa situação específica. O corpus constitutivo das análises são os relatórios de estágio de uma aluna de licenciatura em Letras-Português, de uma universidade pública do estado do Paraná, produzidos nas práticas de ensino em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP), contexto em que realizou o trabalho de observação e atuação. As análises demonstram que, por meio das experiências docentes em SAALP, mediadas pelo professor supervisor, a estagiária apreende as principais dificuldades de leitura e de escrita dos alunos, assim como as estratégias e abordagens para trabalhá-las, como a contação de histórias, a leitura compartilhada, a ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para impulsionar processos de desenvolvimento das habilidades nesses alunos e em si própria, enquanto docente.

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Biografía del autor/a

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras. Docente do Programa de Pós Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2021-02-23

Cómo citar

Malinoski Pianaro Angelo, C., & Menegassi, R. J. (2021). Aspectos do estágio docente de Letras em Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO08