PROCEDIMENTOS PARA A PESQUISA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de investigação

Autores/as

  • Marynelma Camargo Garanhani PUCSP

Resumen

O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação de concepções e práticas de educadoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais saberes norteiam as ações pedagógicas acerca do movimento corporal da criança que se encontra na idade 3 a 6 anos. A coleta de dados realizou-se por meio da observação de práticas pedagógicas, entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a imagem fotográfica. Na busca de um caminho que não fragmentasse os fatos e/ou eventos a serem estudados na prática pedagógica cotidiana de educadoras da pequena infância optou-se por focalizar a investigação em quatro dimensões que constituem a unidade ambiente escolar: a institucional, a instrucional, a temporal e a espacial. Assim, o estudo mostra a utilização de técnicas etnográficas na investigação de práticas pedagógicas do cotidiano da
Educação Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Camargo Garanhani, M. (2006). PROCEDIMENTOS PARA A PESQUISA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de investigação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.65–80. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24179