PROCEDIMENTOS PARA A PESQUISA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de investigação

Autores

  • Marynelma Camargo Garanhani PUCSP

Resumo

O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação de concepções e práticas de educadoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais saberes norteiam as ações pedagógicas acerca do movimento corporal da criança que se encontra na idade 3 a 6 anos. A coleta de dados realizou-se por meio da observação de práticas pedagógicas, entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a imagem fotográfica. Na busca de um caminho que não fragmentasse os fatos e/ou eventos a serem estudados na prática pedagógica cotidiana de educadoras da pequena infância optou-se por focalizar a investigação em quatro dimensões que constituem a unidade ambiente escolar: a institucional, a instrucional, a temporal e a espacial. Assim, o estudo mostra a utilização de técnicas etnográficas na investigação de práticas pedagógicas do cotidiano da
Educação Infantil.

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Como Citar

Camargo Garanhani, M. (2006). PROCEDIMENTOS PARA A PESQUISA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: relato de investigação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.65–80. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24179