Fluência Tecnológica Digital do professor na Organização de atividades de Ensino: necessidade emergente da docência na Educação a Distância

Autores/as

  • Daniele da Rocha Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Sérgio Roberto Kieling Franco

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS04

Resumen

Esse artigo analisa os reflexos da fluência tecnológica digital (FTD) dos professores na organização de atividades de ensino (AE), em cursos de graduação a distância oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa constitui-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise dos documentos oficiais dos cursos e observação dos ambientes virtuais. Os resultados revelaram baixa FTD dos professores nos cursos investigados. Além disso, a análise instiga a reflexão sobre a necessidade de melhoria das capacitações e formações docentes. A FTD pode qualificar o trabalho do professor no planejamento e implementação de AE no Moodle, envolvendo formação e motivação do professor, gestão do tempo, clareza epistemológica e conceitual para proposição de práticas pedagógicas coerentes com a modalidade de ensino.

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Biografía del autor/a

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Possui experiência e interesse nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias educacionais, ensino de química, educação a distância, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, fluência tecnológica e pedagógica do professor, recursos educacionais abertos.

Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Schneider, D. da R., & Franco, S. R. K. (2019). Fluência Tecnológica Digital do professor na Organização de atividades de Ensino: necessidade emergente da docência na Educação a Distância. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 76–96. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS04