Educação a distância em Moçambique: perspectivas para a inclusão da população no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO10

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir as perspectivas de inclusão social, econômica e educacional que a Educação a Distância (EaD) apresenta a Moçambique, na perspectiva de proporcionar, em curto prazo, possibilidade de aumento da idade média de formação da população moçambicana em níveis da educação primária, da educação secundária e do ensino superior. A metodologia utilizada baseou-se em levantamento bibliográfico acerca de autores conceituais em EaD, dados estatísticos e políticas públicas de Moçambique, bem como autores do país que se debruçaram sobre esse assunto nos últimos anos. Observa-se que Moçambique apresenta hoje altas taxas de analfabetismo (perto de 50%) e baixo índice de formação em nível médio e superior (respectivamente cerca de 13% e menos de 1%). De maneira a diminuir distâncias em tempos e espaços formativos e proporcionar ao país um crescimento mais acelerado dos níveis de formação, compreendemos que a modalidade EaD seria a mais adequada para atender as demandas e desafios hoje postos ao país. Torna-se ainda mais pertinente quando se observa que a EaD cresceu significativamente em Moçambique, mas ainda alcança um número relativamente baixo de alunos, sobretudo no ensino superior, configurando-se, portanto, uma modalidade de formação desafiadora e, ao mesmo tempo, capaz de proporcionar um grande salto educacional e inclusivo em Moçambique.

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Biografía del autor/a

Aires Bonifacio Mombassa, Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Professor Assistente da Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FAE/UFMG

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas gerais Programa de pós Graduação em Educação.

Professor do Departamento de Administração Escolar - FAE/UFMG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social - FAE/UFMG

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Mombassa, A. B., & Arruda, E. P. (2019). Educação a distância em Moçambique: perspectivas para a inclusão da população no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 899–919. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.AO10