Relação público-privado na educação: produção acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015)

Autores/as

  • Fernando Xavier Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Marcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO03

Resumen

Neste artigo são apresentadas conclusões de revisão bibliográfica sistemática de produções acadêmicas sobre a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na educação pública, com base na análise de teses, dissertações e artigos publicados no período de 2002 a 2015. O objetivo da pesquisa foi identificar características e contribuições desses trabalhos, com foco na análise de suas conclusões. O conjunto de trabalhos analisados foi coletado em repositórios e bancos de teses e dissertações de instituições de ensino superior, a partir dos descritores Instituto Ayrton Senna, Fundação Ayrton Senna e IAS. Foram selecionados 64 trabalhos (24 dissertações, seis teses e 34 artigos). Alguns autores das produções analisadas consideraram as parcerias entre o IAS e os municípios positivas, porém, a maior parte dos autores as considerou negativas, porque inseriram valores mercadológicos na escola pública e transformaram o diretor em gerente-gestor, responsável pelos resultados educacionais da escola em que atua.

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Biografía del autor/a

Fernando Xavier Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui Bacharelado em Sociologia e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor PEB II - Sociologia do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.

Marcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

 

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017-2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. 

Professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. 

Publicado

2018-09-28

Cómo citar

Silva, F. X., & Jacomini, M. A. (2018). Relação público-privado na educação: produção acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002-2015). Revista Diálogo Educacional, 18(58), 922–948. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.AO03