Autonomia e autoridade científicas na educação: um campo dialógico e compreensivo

Autores/as

  • Rodrigo Avila Colla Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em Educação pela PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO05

Resumen

O presente artigo propõe uma atualização da teoria dos campos de Pierre Bourdieu para repensar os parâmetros usados para aferir o grau de autonomia e autoridade científicas da Educação. Utiliza-se de revisão teórica de autores Bourdieu (1983; 2003; 2004), Bernard Lahire (2002), Bernard Charlot (2006), Boaventura de Sousa Santos (2004; 2008), Hans-Georg Gadamer (1999), José Carlos Libâneo (2005) e Émile Durkheim (2007; 2011). Parte-se do pressuposto de que no contexto contemporâneo, onde a heterogeneidade de demandas se intensifica, e num campo com suas especificidades, neste caso a Educação, é preciso pensar na autonomização e na busca por autoridade científica em outros termos. Sugere-se o diálogo compreensivo interdisciplinar e entre agentes internos e externos do campo como alternativa para obtenção de reconhecimento (autoridade científica) e autonomia, levando em conta as particularidades do campo da Educação.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Avila Colla, Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor em Educação pela PUCRS.

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Doutor em Educação pela PUCRS.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

Colla, R. A. (2018). Autonomia e autoridade científicas na educação: um campo dialógico e compreensivo. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1400–1418. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO05