A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO05

Palabras clave:

História. Geografia. Política pública de formação.

Resumen

O artigo refere-se a uma pesquisa realizada com 45 professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública, em 2009, pertencentes à região de Araraquara, Estado de São Paulo. O estudo buscou o entendimento das dificuldades sobre o ensino e conteúdo de História e Geografia. Utilizou-se a entrevista para a sistematização dos dados, com orientações da pesquisa qualitativa. O estudo possibilitou a definição de algumas diretrizes para as políticas públicas de formação de professores, como valorização das áreas de História e Geografia, apropriação de seus conteúdos escolares e desenvolvimento de um estilo de ensino para o trabalho interdisciplinar. Identificaram-se ainda questões que envolvem a problemática da rotatividade docente nas escolas e do projeto político pedagógico da escola com espaços reservados para as áreas em discussão.

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Publicado

2017-09-27

Cómo citar

Monteiro, M. I. (2017). A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Diálogo Educacional, 17(54), 1377–1397. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO05