A matemática na escola primária paranaense na década de 1960: orientações metodológicas e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS08Resumen
O presente texto é resultado de um estudo desenvolvido sobre o ensino da matemática na Educação Primária paranaense na década de 1960. A intenção é a partir dos programas de ensino e das orientações oficiais do estado do Paraná trazer à tona o encaminhamento dado pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Paraná - SEC, ao ensino da matemáticaneste nível de ensino. A partir da análise das orientações paranaenses foi possível estabelecer relações entre a Educação Primária do Paraná com outros estados como, por exemplo, Guanabara, Rio Grande do Sul e Bahia e, também com as orientações instituídas pelo Ministério da Educação e Cultura. As orientações oficiais elaboradas pela Secretaria da Educação e Cultura do Paraná refletiam a influência das produções do PABAEE — Programa de Assistência Brasileiro-Americano do Ensino Elementar e o Programa de Emergência e de forma muito expressiva a incidência do pensamento pedagógico sobre o ensino da matemática de Irene de Albuquerque com a ênfase dada na exatidão, objetivação e verificação. O estudo identificou por meio das fontes e dos documentos que os conteúdos eram distribuídos por ano, mas, a predominância maior era em relação ao campo numérico, enfatizando o sistemade numeração e as operações aritméticas. De forma muito clara e enfática foi possível perceber que o uso de jogos, brincadeiras, atividades com material concreto e a resolução deproblemas como os encaminhamentos metodológicos adotados e enfatizados nos manuais.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, I. Metodologia da matemática. Rio de Janeiro: Conquista, 1954.
ALBUQUERQUE, I. Jogos e recreações matemáticas: 1ª e 2ª séries. Rio de Janeiro:
Conquista, 1958.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília, 28 dez. 1961.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Matemática na escola primária.
Brasília: 1962.
CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.
COSTA, R. R. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática
no estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna – 1961
a 1982. Curitiba: CRV, 2013.
CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco
Alves, 1980.
NEY, B. Mensagem do Governador à Assembleia Legislativa. Curitiba: 1962.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. O Ensino primário no Paraná: Nova seriação e programas para os grupos escolares e casa escolares. Curitiba, 1962.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Plano Trienal de Educação. Curitiba, 1963a.
PARANÁ. Ensino Pré-Primário: Regimento dos jardins de infância e planejamento de atividades. Curitiba: SEC, 1963b.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Manual do professor primário do Paraná. v. 1, Curitiba, 1963c.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Sistema Estadual de Ensino: Lei nº 4978/64. Curitiba, 1964.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Manual do professor primário do Paraná. v. 2, Curitiba, 1964a.
PARANÁ. Relatório do Governo Ney Braga: 1961-1965. Curitiba, 1965.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Manual do professor primário do Paraná. v. 2, 2ª edição, Curitiba, 1965a.
PARANÁ. Preparando os sabidões: processos que auxiliam a alfabetização. Curitiba: SEC-FUNDEPAR, 1966.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Programa de ensino primário do Paraná. Curitiba, 1967.
PORTO, R. A. Ver, sentir, descobrir a aritmética. Belo Horizonte: PABAEE, 1959.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.