A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?

Autores/as

  • Ilka Miglio de Mesquita Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil
  • Marcus Aldenisson de Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS04

Resumen

Este artigo parte da seguinte problemática: como se configura a proposta de ensino da Tabuada a partir da intuição analítica defendida por Sampaio Dória? São estabelecidos os seguintes objetivos: compreender as recomendações de Sampaio Dória para o ensino da Tabuada a partir do seu método intuitivo analítico e identificar, quando possível, as articulações entre leitura, escrita e o saber aritmético (Tabuada) em termos metodológicos. As fontes privilegiadas são alguns escritos de Sampaio Dória, os quais foram publicados na Revista da Sociedade de Educação (1923-1924). Para a análise das fontes utilizam-se os indicadores teórico-metodológicos da História Cultural, a exemplo dos estudos de Chartier (1990, 1998). A análise evidencia que a partir do método intuitivo analítico de Sampaio Dória o estudo da Tabuada conduziria a criança de maneira progressiva a sair da intuição para a definição, do concreto para o abstrato.

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Miglio de Mesquita, I., & de Oliveira, M. A. (2016). A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional, 16(48), 339–363. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS04