Engajando estudantes por meio da redação bons casos: formação docente

Authors

  • Aline Cadena von Bahten PUCPR
  • Carlos Alberto Engelhorn PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS04

Abstract

O uso de problemas de contexto real em sala de aula objetiva a aprendizagem efetiva, a motivação e o engajamento de estudantes. Observa-se que as discussões promovidas nesse ambiente não alcançam esses propósitos se o caso não é bem escrito. Apresenta-se um estudo de caso sobre as dificuldades de professores na criação de estudos de caso e de aprendizagem baseada em problemas (PBL) que promovam o engajamento de estudantes. Foram analisados 30 casos redigidos por professores após a primeira parte das oficinas de formação docente da PUCPR e suas reflexões e discussões nesse processo. Avaliou-se a influência de um instrumento de apoio na redação de bons casos. O principal problema encontrado foi a presença de informações além do necessário, o que pode levar os estudantes a solucionar problemas em sala de aula, mas sendo incapazes de aplicar isso na vida real.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDERSEN, E.; SCHIANO, B. Teaching with cases: a practical guide. Boston: Harvard Business School, 2014.

BARELL, J. Problem-based learning: an inquiry approach. Thousand Oaks: Corwin, 2007.

BARRET, T.; MOORE, S. New approaches to problem-based learning. New York: Routledge, 2011.

BARROW, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer, 1980.

BIGGS, J. What the student does: teaching for enhanced learning. Higher Education Research & Development, v. 18, n. 1, p. 57-75, 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/0729436990180105>. Acesso em: 28 abr. 2017.

CHRISTENSEN, C. M.; CARLILE, P. R. Course research: using the case method to build and teach management theory. Academy of Management Learning & Education, v. 8, n. 2, p. 240-251, 2009. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40214593>. Acesso em: 1 maio 2017.

CRESWELL, J. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. 3. ed. New York: Sage, 2013.

ELLET, W. The case study handbook. Boston: Harvard Bussiness School, 2007.

ENGEL, C. H. Not just a method, but a way of learning. In: BOUD, D.; FELETTI, G. I. The challenge of problem-based learning. New York: Routledge, 1997.

GALLUCCI, K. Learning about the nature of Science with case studies. In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. Science stories: using case studies to teach critical thinking. Arlington: National Science Teachers Association, 2012.

HARDEN, R. M.; CROSBY, J. The good teacher is more than just a lecturer – the twelve roles of the teacher. Medical Teacher, v. 22, n. 4, p. 334-347, 2000. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/014215900409429>. Acesso em: 1 maio 2017.

HERREID, C. F. What makes a good case? In: ______. Start with a story: the case method of teaching. Arlington: National Science Teachers Association, 2007.

HERREID, C. F. Can case studies be used to teach critical thinking? In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. Science stories: using case studies to teach critical thinking. Arlington: National Science Teachers Association, 2012a.

HERREID, C. F. Introduction. In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. Science stories: using case studies to teach critical thinking. Arlington: National Science Teachers Association, 2012b.

MARZANO, R. J. The new art of science and teaching. Bloomington: Solution Tree, 2017.

SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: definitions and distinctions. In: WALKER, A. et al. Essential readings in problem-based learning: exploring and extending the legacy of Howard S. Barrows. West Lafayette: Purdue University, 2015.

SHULMAN, L. S. Taking learning seriously. Change: The Magazine of Higher Learning, v. 31, n. 4, p. 10-17, 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/00091389909602695>. Acesso em: 1 maio 2017.

VEGA, G. The case writing workbook: a self-guided workshop. 2. ed. New York: Routleadge Taylor and Francis Group, 2017.

WIGGINS, G.; MCTIGHE, J. Understanding by design. 2. ed. Alexandria: Association for Supervision and Curriculum Development, 2005.

Published

2017-06-26

How to Cite

Cadena von Bahten, A., & Engelhorn, C. A. (2017). Engajando estudantes por meio da redação bons casos: formação docente. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 387–407. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS04