As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7928Abstract
Este artigo trata de redes sociais e recursos educacionais abertos como maneira de troca e colaboração para o Ensino Superior. Destaca a questão dos alunos como participantes da construção de um novo conhecimento, a partir de conteúdos presentados em classe, por meio de debates mediados pelo docente e integração de cada participante com suas próprias experiências e características da realidade e da historicidade daquele momento. Busca, por meio de redes sociais e recursos educacionais abertos, novos elementos que favoreçam a propagação da cultura acadêmica, universitária, hoje inserida em denominações como: sociedade em rede, sociedade do conhecimento ou sociedade da informação. Em comum, em suas definições, possuem a alteração do paradigma educacional que pressupõe o aluno um sujeito passivo que apenas terá acesso à informação pelas mãos do professor, para um novo posicionamento teórico. As redes são usadas pela comunidade para compartilhamento de ideias, opiniões, e, no contexto educacional, para compartilhamento de recursos educacionais informatizados, com autorias como Andres (2000), Bruffee (1999), Downes (2007), Johnstone (2005) e outros. As habilidades de interdependência, troca de ideias e debates por meio de estratégias de colaboração podem ser incentivadas pela mediação da tecnologia. A partir de estudos sobre o tema, apresentam-se algumas recomendações para que os recursos educacionais respeitem padrões internacionais de produção, superando a mera digitalização de textos. O uso de recursos educacionais pode significar um progresso nas propostas de hibridização do ensino em instituições de Ensino Superior, por possibilitar uma flexibilização do processo ensino-aprendizagem, que supera as fronteiras da educação tradicional e formal.Downloads
References
ANDRES, Y. EduNet. Students benefit from collaborative learning in the classroom. T.H.E. Journal, v. 28, n. 2, p. 42-46, 2000.
BRUFFEE, K. A. Collaborative learning. Higher education, interdependence, and the authority of knowledge. 2nd ed. Baltimore: Johns Hopkins, 1999.
COUTINHO, L. Aprendizagem online por meio de estrutura de cursos. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 310-316.
DOWNES, S. Models for sustainable open educational resources. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, v. 3, 2007. Available at: <http://ijello.org/Volume3/IJKLOv3p029-044Downes.pdf>. Access on: Feb. 18 2013.
DUTRA, R. L. S.; TAROUCO, L. M. R. Recursos educacionais abertos (Open Educational Resources). RENOTE, v. 5, p. 1-8, 2007.
HARASIM, L. M. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: SENAC, 2005.
JOHNSTONE, S. Open educational resource serve the world. EDUCAUSE Quarterly Magazine, v. 28, n. 3, 2005. Available at: <http://www.educause.edu/EDUCAUSE+Quarterly/EDUCAUSEQuarterlyMagazineVolum/OpenEducationalResourcesServet/157357>. Access on: Feb. 18 2013.
MACHADO, J.; TIJIBOY, A. V. Redes sociais virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, 2005.
MARTINS, G. et al. A contribuição das redes sociais para a aprendizagem e construção do conhecimento: evidências em estudantes de cursos de graduação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA
DO SUL, 9., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
MARTINS JÚNIOR, S. A. R.; BORTOLOZZI, F.; ELEUTÉRIO, M. A. M. Integração de objetos de aprendizagem em ambientes virtuais. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.
TORRES, P. L. Laboratório On Line de Aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br>. Acesso em: 10 abr. 2012.
TORRES, P. L.; TARRIT, C. R. Breve histórico da educação a distância na PUCPR. RICESU 10 anos de história da EAD nas IES católicas. Porto Alegre: Ed. da PUCRS. (e-book) 2010.
UNESCO. Forum on the impact of open courseware for higher education in developing countries. Paris, 1-3 July, 2002. Available at: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001285/128515e.pdf>. Access on: Feb. 18th 2013
UNESCO. A brief summary of some of the issues and points made during the forum discussion. Available at: <http://oerworkshop.weebly.com/uploads/4/1/3/4/4134458/forum_summary.pdf>. Access on: Feb. 18th 2013.
WILEY, D. On the sustainability of open educational resource initiatives in higher education. OECD’s Centre for Educational Research and Innovation (CERI) for the project on Open Educational Resources 2007. Available at:
. Access on: Feb. 22nd 2012
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.