METAMORFOSES DO PENSAMENTO LIBERAL DE RUI BARBOSA: SUA POSIÇÃO SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO

Authors

  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá
  • José Carlo Souza Araújo Centro Universitário Triângulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7367

Abstract

Este artigo analisa as manifestações e apropriações do liberalismo por Rui Barbosa (1848 – 1923), no Brasil, no final do século XIX, explicitando as mudanças que se observam na concepção de Estado e educação desse autor. Suas posições foram expostas em artigos de jornais, em programas de governo, em discursos na Câmara dos Deputados, em projetos de reforma, principalmente, no projeto de Reforma eleitoral de 1881 e no Projeto/parecer sobre a educação primária, secundária e superior (1882 e 1883). Nestes pareceres defendeu a necessidade do Estado assumir total responsabilidade para com a oferta da educação desde o jardim de infância até o ensino superior, buscando garantir o acesso das camadas populares. Rui Barbosa foi um dos defensores dos postulados básicos do liberalismo, tendo participado por quase duas décadas como membro do Partido Liberal, entretanto, apropriou-se dessas idéias dando-lhes tonalidade própria, conforme a necessidade do país, e defendeu, no período republicano, a interferência do Estado na economia, adotando medidas protecionistas à indústria nacional. Sua posição neste cargo assemelha-se a assumida quando da defesa da escola pública sob responsabilidade do Estado, demonstrando mudanças na sua concepção anterior no qual defendia a propriedade privada, a liberdade comercial, a liberdade de culto, a liberdade individual e a soberania do indivíduo. Rui Barbosa foi um ardoroso lutador, na luta pela modernização do Brasil combateu em várias frentes, a leitura do conjunto de sua obra revela as metamorfoses do pensamento desse autor.

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Published

2005-07-17

How to Cite

Gomes Machado, M. C., & Souza Araújo, J. C. (2005). METAMORFOSES DO PENSAMENTO LIBERAL DE RUI BARBOSA: SUA POSIÇÃO SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 113–124. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7367