METAMORFOSES DO PENSAMENTO LIBERAL DE RUI BARBOSA: SUA POSIÇÃO SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7367Résumé
Este artigo analisa as manifestações e apropriações do liberalismo por Rui Barbosa (1848 – 1923), no Brasil, no final do século XIX, explicitando as mudanças que se observam na concepção de Estado e educação desse autor. Suas posições foram expostas em artigos de jornais, em programas de governo, em discursos na Câmara dos Deputados, em projetos de reforma, principalmente, no projeto de Reforma eleitoral de 1881 e no Projeto/parecer sobre a educação primária, secundária e superior (1882 e 1883). Nestes pareceres defendeu a necessidade do Estado assumir total responsabilidade para com a oferta da educação desde o jardim de infância até o ensino superior, buscando garantir o acesso das camadas populares. Rui Barbosa foi um dos defensores dos postulados básicos do liberalismo, tendo participado por quase duas décadas como membro do Partido Liberal, entretanto, apropriou-se dessas idéias dando-lhes tonalidade própria, conforme a necessidade do país, e defendeu, no período republicano, a interferência do Estado na economia, adotando medidas protecionistas à indústria nacional. Sua posição neste cargo assemelha-se a assumida quando da defesa da escola pública sob responsabilidade do Estado, demonstrando mudanças na sua concepção anterior no qual defendia a propriedade privada, a liberdade comercial, a liberdade de culto, a liberdade individual e a soberania do indivíduo. Rui Barbosa foi um ardoroso lutador, na luta pela modernização do Brasil combateu em várias frentes, a leitura do conjunto de sua obra revela as metamorfoses do pensamento desse autor.Téléchargements
Références
ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 1999.
ARAÚJO, José Thomaz Nabuco de. O Centro Liberal. Brasília, DF: Senado Federal, 1979.
BARBOSA, R. Discursos na Assembléia Provincial da Bahia. Obras Completas. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1983. v. 5, tomo. 1.
______. Discursos Parlamentares (Câmara dos Deputados). Obras Completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1945. v. 6 e 7, tomo. 1.
______.Reforma do ensino secundário e superior. Obras completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1942. v. 9, tomo 1.
______. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. Obras completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1947. v. 10, tomo 1-4.
______. O Papa e o Concílio (Tradução). Obras Completas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Educação e Saúde, 1978. v. 4, tomo 1 e 2.
BARRETO, V. PAIM, A. Liberalismo, autoritarismo e conservadorismo na República Velha. In: Curso de introdução ao pensamento político brasileiro. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1982.
CHACON, V. Manifesto do Centro e Programa do Partido Liberal. In: ARAÚJO, José Thomaz Nabuco de. O Centro Liberal. Brasília, DF: Senado Federal, 1979.
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Rui Barbosa: cronologia da vida e obra. Rio de Janeiro, RJ: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1995.
GONÇALVES, V. T. V. O liberalismo demiurgo: estudo sobre a reforma educacional projetada nos Pareceres de Rui Barbosa. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2000.
MACHADO, M. C. G. Rui Barbosa: pensamento e ação. Campinas: Autores Associados, 2002.
MELO, A. B. de A. Os programas dos partidos e o Segundo Império. Brasília,DF: Senado Federal, 1979.
REIS, A. O regime político e o papel do Estado. In: PAIM, A. (Org.). Plataforma política e positivismo ilustrado. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1981.
RODRIGUES, R. V. A propaganda republicana. Curso de introdução ao pensamento político brasileiro. Brasília, DF: Ed. UnB, 1982. (Apostila).
SALDANHA, N. Rui Barbosa e o bacharelismo liberal. In: CRIPPA, A. As idéias políticas no Brasil. São Paulo, SP: Convívio, 1979, v. 1.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.