IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE REVERSÃO DE QUADROS DE EXCLUSÃO SOCIOTECNOLÓGICA

Authors

  • Adriano Canabarro Teixeira UPF
  • Sérgio Roberto Kieling Franco UFRGS
  • Edemilson Jorge Ramos Brandão UPF
  • Aline Campos. Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7040

Abstract

A possibilidade de conjugar as potencialidades das novas tecnologias ao diaa- dia escolar apresenta-se como uma forma efetiva de inserção social e de desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Para tanto, o presente artigo relata a pesquisa realizada no sentido de capacitar professores em formação à atuação crítica e criativa por meio das tecnologias de informação e comunicação - TICs mediante um processo de imersão tecnológica. Para tanto, o estudo utilizou a estrutura da Universidade de Passo Fundo, em que foram realizados encontros sistemáticos que possibilitassem a discussão e o desenvolvimento de competências na área de informática educativa, culminando na proposta de práticas pedagógicas que fizessem uso criativo das TICs 

Downloads

Download data is not yet available.

References

BENAKOUCHE, Tamara. Fatores sociais e culturais na utilização diferenciada de redes eletrônicas no Brasil: notas para discussão 2000. Disponível em: Acesso em: Out. 2002.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999, v. 1.

CHAVES, Eduardo. Professores e máquinas: uma concepção de informática na educação. Disponível em: <http://www.Chaves.com.br/textalia/Proinfo/prf_ txtie08.htm>. 2000. Acesso em: Junho 2002.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1983.

FRÓES, Teresinha. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: LUBISCO, Nídia M. L. et al. Informação e informática. Salvador: EDUFBA, 2000. p. 283-307.

IBOPE INTERACT. 8ª pesquisa 2000, Disponível em: <http://www.Ibope.com.br/ digital/produtos/8pop/index.htm> Acesso em: Dez. 2002 .

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. 2002. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm>. Acesso em: Ag. 2002.

PRETTO, Nelson De Luca. Linguagens e tecnologias na educação. 2000. Disponível em: <http://www.ufba.br/~Pretto/textos/endipe2000.htm>, Acesso em: Out. 2002.

SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.

TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Internet e democratização do conhecimento: repensando o processo de exclusão social. Passo Fundo: EDIUPF, 2002.

Published

2004-07-17

How to Cite

Canabarro Teixeira, A., Kieling Franco, S. R., Ramos Brandão, E. J., & Campos., A. (2004). IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE REVERSÃO DE QUADROS DE EXCLUSÃO SOCIOTECNOLÓGICA. Revista Diálogo Educacional, 4(13), 101–112. https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7040