A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A “INCLUSÃO SOCIAL”: A RAZÃO DAS COTAS

Authors

  • Lindomar Wessler Boneti PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6866

Abstract

O texto tem como objetivo analisar as razões da necessidade do sistema de cotas para garantir o acesso ao ensino superior por parte de alguns grupos sociais. A questão fundamental analisada neste texto é a de compreender as razões do distanciamento de alguns segmentos sociais do ensino superior, as razões que levam à obstrução dos caminhos de acesso destes segmentos a este tipo de ensino. Argumenta-se, neste texto, que a necessidade da institucionalização de cotas para garantir o acesso de certos grupos sociais ao ensino superior transcende à problemática criada pela limitação de vagas nas instituições públicas e pelas dificuldades financeiras das pessoas para o pagamento das instituições particulares. A questão é mais complexa, a perspectiva da homogeneidade e do antidiferencialismo praticada pelo sistema de ensino superior, quer seja pela instituição pública ou privada, constitui-se também de uma razão do acesso negado a certos grupos sociais.

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Published

2004-07-17

How to Cite

Wessler Boneti, L. (2004). A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A “INCLUSÃO SOCIAL”: A RAZÃO DAS COTAS. Revista Diálogo Educacional, 4(11), 53–65. https://doi.org/10.7213/rde.v4i11.6866