Professionalism and teacher education: social representations of teachers
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v14i42.6782Abstract
This study examines the social representation of teacher training of teachers in public schools in Pernambuco State. We assume that the social representations can contribute to trigger educational practices and provide access to their knowledge. Questionnaires were used with 80 teachers from 20 schools in primary and secondary education. We identify the semantic field of social representations of teachers and the elements that constitute the core. The results revealed that the representations about the formation circulate around the educational, academic and professional categories. The professional category was insignificant in the field of representations of the subjects investigated. The core of these representations is organized around the academic dimension. The representations of the training are based on academic category, which indicates the strong influence of initial training in undergraduate programs, although there was substantiated evidence of changes in emphasis in the teaching category found in the representations of teachers.
Downloads
References
ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF, 1994.
ALLOUFA, J. M. L.; MADEIRA, C. M. Representação social e educação: que relação é essa? 1990. Trabalho apresentado ao 2. Colóquio Franco Brasileiro Educação e Linguagem, GT Educação e Representação Social, Natal, 1990.
ALVES, N. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
BENAVENTE, A. O computador e a mudança na escola. In BERNARDES, A.; VELOSO, E. (Ed.) Actas do Encontro “o computador na sala de aula. Lisboa: Projeto Minerva, 1990.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas: Papirus, 1994.
DOTTA, L. T. T. Representações Sociais do ser professor. Campinas: Alínea, 2006.
FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
GATTI, B. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano, 1997.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
JODELET, D. Lés representations sociales. Paris: PUF, 1989.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professores? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
MADEIRA, M. C. Um aprender do viver: educação e representação social. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. 2. ed. Goiânia: AB, 2000.
MOLINER, P. Les méthodes de réperage et d’identification du noyau dês représentations sociales. In: C. GUIMELLI (Ed). Structures et transformations dês représentations sociales. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1994.
MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PONTE, J. P. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação em Educação Matemática. In: PONTE, J. P. (Ed.). Educação matemática: temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
SÁ, C. P. de. Núcleo central das Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVA, R. D. da. A formação do professor de Matemática: um estudo das Representações Sociais. 2008. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-23, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THOMPSON, A. G. Teachers beliefs and conceptions: a synthesis of the research. In: GROUWS, D. A. (Ed.). Handbook of research in mathematics teaching and leaning. New York: Macmillan, 1992.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva dos professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.