O ATO PEDAGÓGICO COMO POSSIBILIDADES DE PRAZER, ENGAJAMENTO E SIGNIFICADO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Rita Vieira de Figueiredo Boneti UFC

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6710

Resumo

A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais é uma questão filosófica e político cultural. Filosófica, porque parte do princípio de que o espaço da escola deve ser dado para todas as crianças independente de raça, religião, condição social ou de desenvolvimento. Este é um espaço legitimo que não se questiona  possibilidades ou não de nele estar incluída toda criança. Político cultural porque implica numa política de garantia do direito que todo cidadão tem de se beneficiar dos bens materiais e culturais da sociedade. A partir deste pressuposto, dedica-se, neste texto, à análise  de uma experiência da aplicação da política de inclusão para a rede estadual do estado do Rio Grande do Norte, no início dos  anos 90, a qual pode ser considerada um marco importante na consolidação da política de inclusão praticada nos dias atuais.

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Referências

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

Vieira de Figueiredo Boneti, R. (2006). O ATO PEDAGÓGICO COMO POSSIBILIDADES DE PRAZER, ENGAJAMENTO E SIGNIFICADO: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Diálogo Educacional, 6(17), 11–20. https://doi.org/10.7213/rde.v6i17.6710