AVALIAÇÃO: REGULADORA OU EMANCIPATÓRIA?
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i8.6632Abstract
Este artigo propõe-se a contribuir para a discussão a respeito do papel central que a avaliação vem desempenhando na formulação e na implementação de políticas educacionais, assumindo uma função estruturante nas reformas educativas conservadoras e neoliberais em curso em países centrais, como os Estados Unidos e a Inglaterra entre outros, e na transposição do modelo para a América Latina e para o Brasil. As constatações de estudo sobre a produção acadêmica sobre a avaliação da escola básica no Brasil, publicada em dez periódicos nacionais entre 1990 e 1998, são apresentadas na perspectiva de oferecer elementos de análise para compreender as funções de controle do estado sobre a escola pública e de introdução da lógica do mercado em avaliações de larga escala, problematizando as possibilidades e os limites de a avaliação vir a constituir-se numa prática política emancipatória.Downloads
References
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.
ANTUNES, A. L. et al. Avaliação do rendimento do aluno da escola estadual de Minas Gerais: o CBA. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 6, p. 29-42, jul./dez. 1992.
ANTUNES, A. L. & SOUZA, M. A. de. A escola e a comunidade escolar na avaliação da escola pública de Minas Gerais. Idéias, São Paulo, n. 30, p. 21-38, 1998.
BARRETO E. S. de S. et al. Estado da arte: avaliação na educação básica.. São Paulo: FCC/ Inep/ Comped/ PNUD, 2000. Relatório de pesquisa DE Fevereiro.
____ . A avaliação na educação básica: entre dois modelos. Disponível em: htpp://www.anped.org.br/. Acesso em: 04 jun. 2002.
BESSA, N. M. Comentários sobre a proposta da OREAL/Unesco para medição da qualidade em educação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 2, p. 91-98, jul./dez. 1990.
CUNHA, L. A. Os parâmetros curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ética. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 99, p. 60-72, nov. 1996.
DEMO, P. Qualidade da educação: tentativa de definir conceitos e critérios de avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 2, p. 11-26, jul./ dez. 1990.
DURAN, M. C. G. Categoria de análise: monitoramento. In: BARRETO E. S. de S. et al. Estado da arte: avaliação na educação básica. São Paulo: FCC/ Inep/ Comped/ PNUD, 2000. Relatório de pesquisa Fevereiro de 2000.
_____ . Avaliação de monitoramento: uma das categorias de análise do estado da arte: avaliação da educação básica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22., Anais
Eletrônicos. Disponível em: http://www.anped.org.br/. Acesso em: 02 out. 2002.
_____ . Avaliação de monitoramento e gestão do sistema público de ensino. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO: POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS, AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO APEDAGÓGICA, 2., Anais... Braga, 2001. Braga: Universidade do Minho, 2001.
GOULART, I. B. O ciclo básico de alfabetização: lições de uma avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 6, p. 3-8, jul./dez. 1992.
GUSSO, D. A. Medida e avaliação educacional: problemas e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 6, p. 9-28, jul./dez. 1992.
MALUF, M. M. B. Sistema nacional de avaliação da educação básica no Brasil: análise e proposições. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 14, p. 5-38, jul./dez. 1996.
OLIVEIRA, J. B. A. E. O futuro do SAEB e a consolidação de políticas públicas. Em Aberto, Brasília: INEP, v. 15, n. 66, p. 3-11, abr./jun. 1995.
OLIVEIRA, D. P. T. de. Avaliação externa do ciclo básico: diagnóstico necessário à melhoria da qualidade da educação. Ensaio: Avaliação de Políticas em Educação. Rio de Janeiro, v. 6, n. 18, p. 67-84, jan./mar. 1998.
PESTANA, M. I. de S. O sistema nacional de avaliação da educação básica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 5, p. 81-84, jan./jun. 1992.
VIANNA, H. M. Avaliação do ciclo básico de alfabetização em Minas Gerais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 5, p. 91-94, jan./jun. 1992.
WAISSELFISZ, J. O sistema nacional de avaliação do ensino público de 1º grau. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 4, p. 65-72, jul./dez. 1991
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.