NOVOS TEMPOS, NOVAS PRÁTICAS... repensando metodologia e avaliação no Ensino Superior - Relato de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6461Abstract
Este artigo apresenta considerações sobre a ação docente na PUCPR em relação à implantação dos novos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A partir dos pressupostos educacionais - a visão do todo e a produção do conhecimento - é encaminhada uma reorganização da prática pedagógica no ensino superior. A prática docente, proposta pelos programas de aprendizagem que compõem o Projeto Pedagógico, resulta da articulação entre competências, metodologia, temas de estudo e avaliação, em decorrência da concepção de educação e da natureza da área do conhecimento, mas sempre a partir do projeto vivido.
Downloads
References
ABREU, Maria Célia; MASETTO, Marcos. O Professor Universitário em aula. São Paulo, SP: MG Associados, 1990.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX Autores Associados, 1998.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
MARTINS, Pura Lúcia O. A Didática na atual organização do trabalho. Uma experiência metodológica. 1985. Dissertação (Mestrado em educação). – Faculdade de educação da UFMG, Belo Horizonte, 1985.
_______ . Didática teórica, didática prática. 7. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2002.
MASETTO, Marcos T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões e reflexões práticas. In: CASTANHO, S. CASTANHO, M. E. (Org). Temas e textos e metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MEIRIEU, Philippe. Aprender, sim... mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
________ . Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
________ . Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
PERRENOUD, P. PAQUAY, L. ALTET, M. CHARLIE E. (org.). Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista Fac. Educ, São Paulo, v.22, n. 2, 1996.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Plano Estratégico da PUCPR – Horizonte 1998 – 2010. Curitiba, 1998.
________ . Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2000.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; WACHOWICZ, Lílian Anna. A avaliação formativa no Ensino Superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; PESSATE ALVES, Leonir. (Orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: dos pressupostos às estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora da Univille, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: SILVA JÜNIOR, Celestino Alves da. Formação do professor: dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo, SP: UNESP, 1996.
TARDIF, M. RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no
magistério. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, dez. 2000.
WACHOWICZ, Lílian Anna. A avaliação da aprendizagem escolar. In:
CASTANHO, Sérgio. CASTANHO, Maria Eugênia L.M. (Orgs.). O que há de
novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora.Campinas, SP: Papirus, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.