AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

Autores

  • Magaly Quintana Pouzo Minatel Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba
  • Sandra Mara Castro dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba
  • Sandra Regina Kirchner Guimarães Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS07

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a proposta de avaliação de professores presente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação docente criado pelo Ministério da Educação no início de 2013. O referencial de análise utilizado foi o de que a avaliação deve estar inserida em um processo de formação docente continuada, ou seja, reflexão na ação. Foram explorados documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação, bem como materiais elaborados por universidades parceiras e ofertados para a formação continuada dos professores, buscando descrever como se processa a avaliação dos professores no âmbito do Programa. Os resultados do estudo sugerem fragilidades na articulação entre União, Estados, Municípios, Instituições de Ensino Superior e os docentes no que se refere às discussões sobre alfabetização e letramento. Além disso, evidenciam que é prematuro prever qualquer relação entre a avaliação dos professores realizada pelo Pacto e a avaliação do desempenho dos alunos ao final do ciclo de alfabetização. Conclui-se que é necessário incorporar uma concepção mais abrangente de avaliação, de forma a legitimar a continuidade da formação docente no pleno exercício da práxis pedagógica.

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Referências

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Quintana Pouzo Minatel, M., Castro dos Santos, S. M., & Kirchner Guimarães, S. R. (2015). AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Revista Diálogo Educacional, 15(44), 157–172. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS07