THE EXTERNAL EVALUATION OF SCHOOLS AND THE ONGOING TEACHER EDUCATION: THE CASE OF THE STATE OF SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5062Abstract
This article aims to discuss the impact of the Evaluation System of School Efficiency of the State of São Paulo [Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo– SARESP] and of the Development Rate of Education in the State of Estado de São Paulo [Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo – IDESP] in the ongoing teacher education. This article is the result of a post-doctorate research that investigated how the results of the external evaluation are dealt with in two schools with opposite performances in the IDESP: increasing and decreasing results. In the case study, the methodological procedures were documental analysis, observation of pedagogical meetings in the schools, a questionnaire for teachers and principals and interviews with teaching supervisors. The conclusion is that the model of ongoing teaching education developed from the results of the tests aims at the training of teachers. This kind of education is elaborated by the Department of Education, which reduces the ongoing teacher education to the preparation of teachers in order to train students on how to do the tests applied by the State; the school neither has autonomy to work on the results of external evaluations, nor the habit of questioning their reasons and causes. The results in the evaluations are analyzed and seen as goals to be reached, without any discussions about external and internal evaluations.Downloads
References
ANDRADE, D. F., TAVARES, H. R., VALE, R. C. Teoria de resposta ao item : conceitos e aplicações. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2000.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional . 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
BARRETO, E. et al. Avaliação na educação básica nos anos 90 segundo os periódicos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa , n. 114, p. 49-88, 2001.
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa , v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47883/51613>. Acesso em: 15 out. 2013.
DIAS SOBRINHO, J. Campo e caminhos da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. In: FREITAS, L. C. (Org.). Avaliação : construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.
FONSECA, M. A gestão da educação básica na ótica da cooperação internacional: um salto para o futuro ou para o passado? In: VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. As dimensões do projeto político pedagógico . Campinas: Papirus, 2001.
FREITAS, D. N. T. A avaliação da educação básica no Brasil : dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREITAS, H. C. L. Certificação docente e a formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação e Sociedade , v. 24, n. 85, p. 1095-1124, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a02v2485.pdf>. Acesso em: 15 out. 2013.
FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade , v. 28, n. 100, p. 965-987, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1628100.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2012.
MADAUS, G. F. The influence of testing on the curriculum. In: TANNER, L. N. Critical issues in curriculum: eighty-seventh yearbook of the National Society for the Study of Education . Chicago, Illinois: NSSE, 1988.
OLIVEIRA, D. A.; FONSECA, M. O Banco Mundial e as políticas de formação docente: a centralidade da educação básica. In: HIDALGO, A. M. et al. (Org.). Educação e estado : as mudanças nos sistemas de ensino do Brasil e Paraná na década de 90. Londrina: Ed. UEL, 2001.
SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar n. 1.010, de 1 de junho de 2007. Dispõe sobre a criação da SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV, entidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos – RPPS e do Regime Próprio de Previdência dos Militares do Estado de São Paulo – RPPM, e dá providências correlatas. São Paulo, SP, 2007. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2007/lei.complementar-1010-01.06.2007.html>. Acesso em: 9 set. 2013.
SÃO PAULO (Estado). Matrizes de referência para a avaliação : Documento Básico – Saresp. São Paulo: SEE, 2012. Disponível em: <http://saresp.fde.sp.gov.br/2012/Arquivos/Saresp2012_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf>. Acesso em: 9 set. 2013.
SÃO PAULO (Estado). Programa de Qualidade da Escola : nota técnica. São Paulo: SEE, 2013a. Disponível em: <http://idesp.edunet.sp.gov.br/Arquivos/Nota_tecnica_2012.pdf>. Acesso em: 1º out. 2013.
SÃO PAULO (Estado). Boletim da Escola : 2013. São Paulo, 2013b. Disponível em:<http://idesp.edunet.sp.gov.br/>. Acesso em: 1º jun. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.