A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital: o processo de autonomia

Authors

  • Luciana Backes Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas, RS
  • Ana Margô Mantovani Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v15i45.5023

Abstract

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de processos de formação de educadores desenvolvidos por meio da construção de metaversos, no contexto do hibridismo tecnológico digital. Nosso objetivo consiste em refletir sobre o processo de autonomia, por meio de diferentes pesquisas por nós realizadas. Essas investigações, de caráter qualitativo, foram realizadas em universidades, por meio da metodologia de estudo de caso. Como fundamentação teórica optamos pelo arcabouço da biologia do conhecer, que contribui para a compreensão dos seres vivos (seres humanos) enquanto seres autônomos e autopoiéticos e nos permite ampliar esses conceitos, assim como avançar na compreensão das tecnologias digitais (TD) enquanto espaços digitais virtuais para a convivência, ou seja, para a constituição de redes sociais. O desenvolvimento dessas investigações ocorreu no viver e no conviver de educadores em formação, por meio de redes de interações, nas quais foi possível evidenciar três momentos: autonomia individual, autopoiese e autonomia social. Constatamos que esses três momentos estão relacionados de maneira complexa, e não hierárquica ou linear. A autonomia individual, a autopoiese e a autonomia social são desenvolvidas de acordo com as particularidades do grupo de pessoas que interagem, as perturbações em questão e o desenvolvimento ontogênico dos seres humanos.

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Published

2015-07-13

How to Cite

Backes, L., & Mantovani, A. M. (2015). A formação do educador no contexto do hibridismo tecnológico digital: o processo de autonomia. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 557–576. https://doi.org/10.7213/rde.v15i45.5023