“Especialmente dedicada aos futuros espaçonautas”: discursos modernizadores nos artigos da Campanha de Matemática da Revista do Ensino/RS (1961)
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS04Abstract
O texto analisa artigos publicados na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, os quais abordam a Campanha de Matemática, contribuição do Departamento de Educação Primária da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. A Campanha apresentou propostas para o Ensino Primário, com atividades que visavam à melhoria da aprendizagem das crianças. Em particular, são analisados três artigos, publicados no ano de 1961, relacionados ao tema “Conquistas da Matemática”, apresentando propostas para as quatro séries do primário, nas quais se identifica uma associação direta entre a matemática e o desenvolvimento tecnológico espacial. As propostas destacam a aprendizagem da matemática como fator indispensável às novas conquistas científicas e colocam em questão o conceito de cotidiano que, na Campanha, assume uma dimensão mais ampla do que aquela relacionada à vida prática da criança, mas bastante presente no contexto cultural da época.Downloads
References
ALBUQUERQUE, I. Tabuada e Graduação de Cálculos. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1955, n. 30, p. 3-9; 57, mai. 1955.
ALBUQUERQUE, I. Dez nãos no ensino de Aritmética. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1958, n. 53, p. 32, jun. 1958.
AZEVEDO, N. D. C. Campanha de Matemática na 2ª Série. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1962, n. 81, p. 41-47, mar. 1962.
BASTOS, M. H. C. As Revistas Pedagógicas e a Atualização do Professor: a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: BASTOS, M. H. C.; CATANI, D.
B. (Org.) Educação em revista — A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, p. 47-75,1997.
BASTOS, M. H. C. A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939 – 1942) : o novo e o nacional em revista. Pelotas: Seiva, 2005.
BASTOS, M. H. C.; BUSNELLO, Fernanda. Pedagogia em Imagens. A Revista do Ensino/RS: entre discursos e imagens (1951 – 1978). In: ANPEd Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5. Anais ... Curitiba: PUCPR, 2005.
BASTOS, M. H. C.; CATANI, D. B. (Org.) Educação em revista : A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 5692/71. Brasília: 1971.
BRITO, A. J.; AMORIM, M. A. Histórias de periódicos e da Educação Matemática no Brasil: Possíveis relações. Educ. Matem. Pesq. , São Paulo, v. 14, n. 3, p. 439-464, 2012.
BÚRIGO, E. Z. Tradições Modernas: reconfigurações da matemática escolar nos anos 1960. Bolema , Rio Claro, v. 23, nº 35B, p. 277-300, abril 2010.
BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; PEIXOTO, F. A. B. Saberes Matemáticos na Escola Primária do Rio Grande do Sul: permanências e mudanças nas prescrições dos ensinamentos. In: COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes matemáticos no curso primário : o que, como e por que ensinar? São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 149-168.
CHARTIER, R. A história cultural : entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. COELHO, H. G. A Matemática em Nossa Vida. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1960, n. 70, p. 22-26, ago. 1960.
DASSIE, B. A; ROCHA, J. L. Uma Antepassada da RPM. Revista do Professor de Matemática , São Paulo, n.43, p. 1-5, 2000.
DIAS, A. L. M. A Revista Brasileira de Mathematica (1929-193?). Episteme (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 11, n.11, p. 37-56, 2000.
DIAS, A. L. M. O movimento da matemática moderna: uma rede internacional científico-pedagógica no período da Guerra Fria. In: Jornadas Latino-americanas de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, 2008. Anais ... Rio de Janeiro: Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, 2008.
FERNANDES, F. S. KUHLMANN JÚNIOR, M. Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos. Cadernos de Pesquisa , v. 42, p. 562-585, 2012.
FIGUEIREDO, A. C. C. M. “Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada” Publicidade, cultura e consumo e comportamento político no Brasil (1954-1964) . São Paulo: Hucitec, 1998.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos : ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
LE GOFF, J. Antigo/moderno. In: Enciclopédia Einaudi . Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1997. V. 1 – Memória-História, p. 370-392.
LUCA, T. R. Histórias dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas . São Paulo: Contexto, 2005, p. 111-153.
NOTA do serviço de supervisão técnica da Revista do Ensino. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1959, n. 61, p. 1, jun. 1959.
NÓVOA, A. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do repertório português. In: BASTOS, M. H. C.; CATANI, D. B. (Org.) Educação em revista – A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 47-75.
PASSOS, M. M. O professor de matemática e sua formação: análise de três décadas da produção bibliográfica em periódicos na área de educação matemática no Brasil. 2009. 328f. Tese (Doutorado). Ensino de Ciências, UNESP. Bauru, 2009.
PEIXOTO, R. Sistema Legal de Unidades de Medida. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1958, n. 53, p. 27-32, jun. 1958.
PEREIRA, L. H. F. Os discursos sobre matemática publicados na Revista do Ensino/RS (1950-1970) . 2010. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – PUCRS. Porto Alegre, 2010.
QUADROS, C. As brizoletas cobrindo o Rio Grande: a educação pública no Rio Grande Do Sul durante o governo de Leonel Brizola (1959-1963). Santa Maria: Ed. UFSM, 2002.
QUADROS, C. Políticas públicas e reforma educacional no Rio Grande do Sul na segunda metade do Século XX: o papel do CPOE/RS. In: III CBHE. III Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais... Curitiba: PUCPR, 2004. Disponível em:<http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo3/091. pdf>. Acesso em: 14 jan. 2015.
RABELO, C. et al. (I) Campanha de Matemática. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1961a, n. 75, p. 16-20, abr. 1961.
RABELO, C. (II) Campanha de Matemática. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1961b, n. 76, p. 49-58, maio 1961.
RABELO, C. (III) Campanha de Matemática. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1961c, n. 77, p. 25-31, ago. 1961.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação e Cultura. Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Programa Experimental de Matemática. Revista do Ensino , Porto Alegre, n. 66, p. 8-13, mar. 1960.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação e Cultura. Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais. Porto Alegre: SEC/CPOE, 1964.
RIOS, D. F.; BURIGO, E. Z.; OLIVEIRA FILHO, F.; MATOS, J. M. O Movimento da Matemática Moderna: sua difusão e institucionalização. In: OLIVEIRA, M. C. A. de; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. (Org.). O Movimento da Matemática Moderna : história de uma revolução curricular. 2011.
RODRIGUES, A. D. Comunicação e cultura : a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Presença, 1994.
SANTOS, O. C. Setor de Bibliotecas e Auditórios. Revista do Ensino , Porto Alegre, 1962, n. 81, p. 14-18, mar. 1962.
VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. Diálogo Educacional , Curitiba, v. 6, n.18, p.19-34, maio./ago. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.