EDUCAÇÃO SUPERIOR NO LIMIAR DO NOVO SÉCULO: TRAÇOS INTERNACIONAIS E MARCAS DOMÉSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4912Abstract
Este texto, a partir do pano de fundo da crise da economia e do Estado modernos, das novas exigências que se põem para ambos e das demandas da sociedade do conhecimento para a universidade, visa a apresentar analiticamente alguns traços mais ou menos universais e outros mais específicos no campo das políticas e reformas da educação superior adotadas em países desenvolvidos e em desenvolvimento nos últimos anos. Essa análise é feita mediante o exame, a título de exemplo, das marcas das reformas da educação superior em alguns países do centro e da periferia, tais como Canadá, Austrália, Argentina e Brasil, análise que indica uma bastante nítida passagem de um modelo de universidade autônoma - independente da direção do Estado, ainda que custeada por este, e do mercado - para o de uma universidade heterônoma - dependente dos recursos, da direção e do controle não somente do Estado, mas em especial do mercado.
Downloads
References
CHAUÍ, Marilena. A questão da autonomia: ventos do progresso e universidade administrada, modernização versus democracia e Universidade hoje. In: _____. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: Unesp, 2001. p. 195-205; p. 43-72; p. 73-114; e p. 175-194.
GUADILLA, Carmen García. Educación Superior en Venezuela en el contexto de una compleja transición política. In: RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p.359-403.
MEEK, V. Lynn. Use of the ‘Market’ in the Transformation of Australian Higher Education. In: RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p. 149-178.
MOLLIS, Marcela. La geopolítica de las reformas de la Educación Superior: el Norte da créditos, el Sur se “acredita”. In: RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p. 321-358.
RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002.
RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto. Introducción. In: ______. (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p. 11-17.
SALCINES, J. Venancio e FREIRE, Ma. Jesús. La Universidad Española ante los nuevos retos. In: RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p. 19-56.
SCHUGURENSKY, Daniel. Autonomía, heteronomía, y los dilemas de la educación superior en la transición al siglo XXI: el caso de Canadá. In:
RODRIGUEZ GÓMEZ, Roberto (Org.). Reformas en los Sistemas Nacionales de Educación Superior. La Coruña: Netbiblo, 2002. p. 109-148.
SANTOS, Boaventura de S. A reinvenção solidária e participativa do Estado. In: SEMINÁRIO NACIONAL “A SOCIEDADE E A REFORMA DO ESTADO”, São Paulo, 26-28 MAR.1998. Anais... São Paulo, 1998.
SANTOS, Boaventura de S. Da Idéia de Universidade à Universidade de Idéias. In: _______. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. São Paulo: Cortez , 1996. p.187-235.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.